Dicas afetivas para quem está na tempestade!
Foto de Johannes Plenio no Pexels

Dicas afetivas para quem está na tempestade!

A pandemia provocada pela COVID-19 no Brasil teve início em 26 de fevereiro de 2020, após a confirmação de que um homem de 61 anos de São Paulo que retornou da Itália testou positivo para a SARS-CoV-2, causador da COVID-19.

Bem, lá se vão muitos dias...

Mas, nas duas últimas semanas, fui envolvida numa enxurrada de histórias de pessoas diretamente impactadas por essa crise, seja pela perda de um ente querido, seja pela perda do emprego e até mesmo por questões de abalo emocional... Eu me senti altamente tocada a escrever este artigo, até porque não saía da minha cabeça a frase:

#Eu me importo!

Sim, é verdade que muitas coisas ainda são desconhecidas para grande parte de nós dentro dessa crise, outras nem tanto... É muito claro, por exemplo, que a pandemia afetaria a economia global.

Tendo como estratégia mais eficiente, o isolamento social, boa parte da população mundial foi submetida à circulação restrita. Comércios e indústrias fechadas, voos cancelados, aulas suspensas, turismo inexistente, tudo isso provocou uma queda em alta velocidade do faturamento das empresas, resultando em altos índices de desemprego, um caos econômico.

E talvez o que nos causa mais ansiedade e angústia é que as perspectivas futuras não são tão positivas, como gostaríamos. Especialistas declaram que a crise atual é mais profunda que a de 2008, sobretudo para o Brasil, que na época enfrentava um momento fiscal mais confortável que atualmente.

Considerando todo o cenário... o #Eu me importo é uma forma de dizer que podemos ajudar de alguma forma, focar no positivo, compartilhar boas notícias, colaborar uns com os outros...

Espero, de verdade, que algumas dessas dicas ou reflexões possam fazer sentido para você, até porque elas não são ações de autoajuda (longe disso).

... Nos próximos dias, pretendo continuar contribuindo aqui na rede.

1 - Encontre seu ponto de equilíbrio...

Eu começaria com uma respiração profunda, pode parecer uma frase clichê, mas não é. Existe um poder enorme na nossa respiração, principalmente quando queremos criar conexão com a nossa essência, que apesar do caos do lado de fora, ela repousa em paz. O ponto de equilíbrio é o espaço onde você está seguro, onde tudo faz sentido e ele está próximo (acredite!) Pode ser o que você chama de fé, pode ser o seu desejo de viver bem, pode ser o sorriso do seu filho (a) ou o abraço de quem você ama...Você não vai conseguir seguir adiante, sem antes ter a certeza de que este espaço existe dentro de você e que poderá voltar para ele, quando precisar.

2 - Um passo de cada vez

E aqui vai uma regra de ouro: Devagar e sempre! O poder da regularidade é incrível. Se você se comprometer em crescer 1% a cada dia, ao final de 30 dias, seu crescimento será de 30% e isso é muita coisa. Se a sua tarefa é procurar emprego, assuma o compromisso de que a cada dia fará alguma atividade com este objetivo. Se a sua tarefa é estabilizar suas emoções, exercite a inteligência emocional, exercite o autoconhecimento... todos os dias. Um dia após o outro, você terá a certeza que está em constante evolução, de que está em movimento!

3 - Aumente a confiança em si mesmo

É impressionante como conseguimos admirar outras pessoas, como conseguimos enxergar pontos positivos nos outros, mas quando se trata de nós mesmos, poucas são as pessoas que conseguem fazer isso com equilíbrio existencial (enxergando as reais potencialidades e os pontos de melhoria). Confiar em si mesmo é o ponto de partida para qualquer decisão que você for tomar. E estou falando até mesmo das atividades mais primárias, se ao se levantar todos os dias de manhã você não acreditar que está dando movimento a uma pessoa que é capaz, é melhor você ficar deitado e economizar energia (rs). Existem realidades que exigem muito de nós, desafios que questionam a nossa capacidade e pessoas que minam nossas certezas; para todas essas possibilidades, só a confiança que você tem em si será o combustível suficiente para fazer você se mover e não ficar paralisado.

4 - Crie elasticidade mental

Uma coisa é certa, independente de pandemia A ou B, o mundo mudou radicalmente e continuará mudando, talvez a grande sacada seja você se reavaliar dentro desse “novo normal”. Existem estudos que mostram que o nosso cérebro sempre procura um caminho mais confortável, sem grandes alterações, sem gastos desnecessários de energia; por isso muitos de nós mesmo diante de uma situação esperada, nos assustamos e recebemos mal a mudança; simplesmente porque é a evidência cabal de que teremos que fazer algo, teremos que nos mexer. Encare o que estiver vivendo como uma possibilidade de crescimento, de conhecer novas habilidades, de fortalecimento, de viver novas experiências e, principalmente, de oferecer ajuda...Pois é, às vezes o caminho mais rápido de se ganhar é o da oferta.

5 - Aproveite a parada!

A pandemia tá mexendo com a gente, isso é fato!

Mudando nosso referencial de produtividade e do que é estável.

Tirando a ilusão de que detemos o poder da vida em nossas mãos.

Reavaliando o quanto deveríamos ter evoluído e na verdade procrastinamos.

Trazendo culpa porque não abraçamos mais, porque não expomos mais nossos sentimentos, enfim...

Existe uma transcendência na vida que não podemos refutar, ela existe.

Existem oportunidades que estão em constante movimento e às vezes vão para um outro lugar, onde não estaremos mais.

Aproveite esta parada e reavalie a estrada, a trajetória, o caminho escolhido... você pode encontrar verdades incríveis e que irão ditar o seu futuro, não o futuro que os outros dizem que será, mas aquele que você passa a construir a partir de hoje.


Fique em paz!


Claudia Rodrigues# Eu me importo!

Clarice Diniz

Coordenadora de Recursos Humanos | Coordenadora de DHO | Coordenadora de Gente & Gestão | Educação Corporativa | Treinamento | Carreira | Universidade Corporativa | Clima & Cultura | Mentoria | Coaching

4 a

Obrigada pela sua contribuição Claudia Rodrigues, muito inspirador o seu texto!

Miriam Vieira

Analista | Gestão de Pessoas | RH | Recrutamento & Seleção

4 a

Excelente reflexão para nós Claudinha! Obrigada por isso.

Tatiane Paula Carvalho de Oliveira Vetter

Psicóloga, Headhunter, Coach de Carreira e Recursos Humanos

4 a

Adorei o texto! Muito obrigada pelas dicas!!🌹

Fernanda Ventura

Gente e Gestão | Modelo de Gestão | Consultoria Interna | Processos & Projetos

4 a

#euamei #eumeimporto

Adriana Matriciano

Acelerando o aprendizado para desenvolver pessoas, equipes e organizações

4 a

Boa, Claudia Rodrigues! Tudo está mudando. E a primeira mudança pra acompanhar esse novo contexto precisa se dar dentro da gente! E vamos respirar!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Claudia Rodrigues

  • A PAUTA LGBTQIAP+ COMO ORGULHO DENTRO DO PROGRAMA DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO

    A PAUTA LGBTQIAP+ COMO ORGULHO DENTRO DO PROGRAMA DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO

    Por Monique Zanatta Cardoso e Claudia Batista Rodrigues - Analistas de Responsabilidade Social da Divisão de Projetos…

  • Eliminando Toxinas...

    Eliminando Toxinas...

    +Já alguns anos costumo me retirar no mês de janeiro, eu preciso deste tempo, sabe? Inicialmente, era por conta das…

    9 comentários
  • MAIS GOOD VIBES, por favor!

    MAIS GOOD VIBES, por favor!

    Hoje vi uma frase que dizia assim: "Sua energia positiva torna o mundo um lugar melhor." É exatamente isso, nossa…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos