Dicas de Fernando de Noronha
"O paraíso é aqui" disse Américo Vespúcio ao descobrir a Ilha em 1503 e não é para menos, a Ilha possui uma das praias mais lindas do mundo e com toda certeza deve ser o lugar mais lindo do Brasil. Fernando de Noronha é tão surreal que é difícil descrevê-la. Simplesmente é um lugar que precisa ser visitado.
O arquipélago de Fernando de Noronha, localizado no Oceano Atlântico, é formado pela ilha principal (única habitada), mais 20 ilhotas e rochedos de origem vulcânica. Embora geograficamente mais perto do Rio Grande do Norte, distante apenas 360 km da capital Natal, pertence ao estado de Pernambuco, distante 545 km da capital Recife.
Com cerca de 3mil habitantes num pequeno espaço de 17km², funciona de forma orgânica e sustentável, em equilíbrio total com a natureza.
O arquipélago é dividido entre Área de Preservação Ambiental (APA) e Parque Nacional Marinho (PARNAMAR). Possui clima tropical e vegetação predominantemente composta por espécies típicas do agreste nordestino. Um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo, constitui habitat, privilegiadamente conservado, de uma incrível variedade de espécies marinhas, como tartarugas, golfinhos, peixes, crustáceos e corais.
Para manter esse paraíso totalmente preservado, os órgãos de preservação que atuam no território, cobram taxas dos turistas visitantes. São duas taxas, uma variável de acordo com os dias de permanência na Ilha e outra fixa que dá acesso ao Parque Nacional Marinho, válida por até 10 dias. São elas: 1) Taxa de Preservação Ambiental e 2) Ingresso do Parque Nacional Marinho.
ONDE FICAR EM FERNANDO DE NORONHA?
A Ilha é bem pequena, então na minha opinião, não há necessidade de ficar bem no centrinho que seria a Vila dos Remédios. Estadia é bem cara em Noronha, mas há pousadas para todos os bolsos desde as mais simples em casas de moradoras até as mais sofisticadas. A escolha vai depender sempre do seu estilo de viagem. Em geral Noronha é roots! E isso dá um charme todo especial na sua estadia.
A minha escolha para ficar em Fernando de Noronha foi o único Hotel da Ilha: Dolphim Noronha Villa Hotel
Uma forma de tentar conseguir o melhor preço em pousadas melhores é planejar com antecedência e fugir da alta temporada, só tome cuidado com a época chuvosa. Pesquisando bem, a chance de encontra uma pousada que cabe no seu orçamento é grande. DICA: Eu utilizo e indico o Booking para pesquisas e reservas, pois oferece cancelamento gratuito e tem as melhores tarifas.
PASSEIOS IMPERDÍVEIS NA ILHA DE NORONHA
1) Ilhatour
Há quem ache esse passeio desnecessário e prefira explorar a ilha a sua maneira, todavia, com muita prioridade, se deseja conhecer esse exuberante arquipélago de forma intensa e com história, o Ilhatour é simplesmente imperdível.
2) Passeio de Barco Privativo
Já imaginou um barco só para você e sua família durante 4 horas com almoço fresquinho numa praia paradisíaca? E com direito a Plana sub (mergulho de reboque) no final.
Esse passeio existe e é oferecido pelo Barco Patrick II. O mais emocionante do passeio são os companheiros de viagens: os golfinhos rotadores.
3) Canoa Havaiana
Aloha ao turismo consciente!!! A Canoa Havaiana é amiga da natureza, pois não tem ruído, nem óleo e nem motor, ou seja, quase não é percebida pela vida marinha. Não é incrível!!!
Escolhemos o pessoal da Canoe Clube, que propaga o turismo de preservação e consciência como prioridade. Há opção de passeio de 1h, 2h ou 3h. Fizemos o de 2h com mergulho livre na praia da Conceição.
COMO SE LOCOMOVER EM FERNANDO DE NORONHA
A Ilha possui praticamente apenas a BR 363 asfaltada e alguns trechos da Vila dos Remédios e Vila dos Trinta, por onde circula o ônibus. Toda acesso as praias é por estrada de terra, bem esburacadas e íngremes.
Opções de locomoção pela Ilha de Noronha:
- transporte público: que não circula nas estradas de terra, ou seja, você precisará andar até a praia e algumas são distantes;
- táxi: que circula com valor fixo para cada destino e leva o turista até a praia. Um jeito cômodo mas caro, pois a corrida mais barata custa R$ 23,00 e pode ser num percurso de 1k.
- Bugy: são bem tradicionais e utilizados na Ilha, mas bem desconfortáveis também, além de não ser nada seguros (vi dois incendiados, talvez por má conservação) . Mas se gosta de uma aventura, vale apena. Só procure uma locadora com veículos mais novos.
- Carro alugado 4X4: a melhor opção se preza por conforto e segurança. São carros fechados, com ar condicionado e tração para rodar nas difíceis estradas de terra.
Nos primeiros dias em Noronha optamos por utilizar táxi e as vezes ônibus (para ir do Hotel a Vila dos Remédios), pois tínhamos agendado passeios todos os dias e o carro ficaria parado. No quarto dia optamos por alugar um veículo com a empresa Falcão 4X4 para desbravar a Ilha a nossa maneira.
Para ler a matéria completa com muitas outras dicas de Fernando de Noronha, acesse o site LOVE AND TRAVEL.
Agora que você já sabe onde fica Fernando de Noronha e todas as dicas para sua viagem, bora começar a planejá-la??
*Publicado originalmente no Love and Travel