DICAS DE INVESTIMENTOS
DICA DO DIA: CONSÓRCIO x FINANCIAMENTO
Consórcio é a forma mais barata de crédito para compra de automóvel e imóvel, pois não tem juros.
A diferença entre consórcio e financiamento é que o consócio é um grupo fechado, aonde pessoas e empresas tem um interesse mútuo que é a compra de um determinado tipo de bem (imóvel e automóvel no caso da PORTO SEGURO), E para se administrar esse grupo essas pessoas pagam uma TAXA FIXA para uma administradora fazer todas a parte burocrática e jurídica legal do grupo, formando assim o consócio. E os valores são liberados aos consorciados por:
-Sorteio mensal pela Loteria Federal, ocorrendo sempre uma contemplação por mês e;
-Lance, aonde os interessados em antecipar o recebimento do valor do crédito, fazem ofertas de pagamento antecipado para o grupo e os lances mais altos ganham o direito de resgatar o valor da sua cota contratada. A Porto Seguro tem nessa modalidade 03 tipos de lance o que aumenta a chance de até 5 CONTEMPLADOS POR MÊS.
A análise de crédito do consórcio é feita somente no ato da contemplação da carta e este resolve resgatar o valor, pois, neste momento o consorciado passa de Credor para Devedor, uma vez que ele tem valores ainda a ser pago para o grupo. No caso de quitação do consórcio, o consorciado tem direito de retirar o valor da carta em espécie, geralmente feito por transferência bancária feita diretamente pela administradora.
Para quem contrata a modalidade de consórcio, a Carta de Crédito é uma boa chance de negociar com os vendedores, pois, a Carta de Crédito é forma de pagamento à vista e isso aumenta o poder de compra do consorciado e ele pode barganhar pelo melhor preço. A Carta de Crédito pode ainda ser utilizada para quitação de financiamentos bancários, isso é totalmente regulamentado pelo BACEN.
Para o vendedor que recebe a Carta de Crédito, é recebimento garantido à vista e sem risco de calote.
Já o financiamento é feito por bancos comercial e públicos ou financeiras, onde estas, EMPRESTAM DINHEIRO EM TROCA DE PAGAMENTO DE JUROS COMPOSTOS e mediante aprovação de ficha cadastral o valor é liberado em aproximadamente 60 à 90 dias.
O valor final pago no FINANCIAMENTO PODE SER 80% MAIS CARO, quando comparado ao Consórcio da Porto Seguro, tudo depende a instituição de crédito escolhida e os juros cobrados por ela no contrato.
Por conta disso muitas pessoas e empresas optam pelo Consórcio da Porto Seguro, que hoje é o que apresenta uma das MENORES TAXAS DE ADMINISTRAÇÃO DO MERCADO e por ter um baixo índice de inadimplência, próximo de 2% tem o menor Fundo de Reserva (0,5%).
Desde de 2009 o Banco Central (BACEN) regula as operações de consórcio no Brasil pela LEI Nº 11.795/08, aonde, anteriormente era feita pela Secretaria da Receita Federal, isso tornou o mercado de consórcio mais seguro e garantido.
Em resumo, quem se programa e tem tempo para esperar paga mais barato utilizando o consórcio, quem tem pressa e não quer esperar, paga o preço da urgência e paga mais caro no financiamento.
Lógico que aqui estou colocando tudo de uma forma resumida, pois se não ficaria uma postagem muito técnica, chata e a ideia não é essa!
Na semana que vem, vou postar como é possível utilizar o Consórcio da Porto Seguro como "colchão de investimento", para quem quer ganhar dinheiro a médio e longo prazo (Make a Money).
Se gostou dê um like e se ficou com alguma dúvida ou quer dar sua opinião deixe seu comentário!