Dicas do Sicredi de educação financeira neste final de ano

Dicas do Sicredi de educação financeira neste final de ano

As Festas de Final de Ano chegaram e estar ao lado de pessoas que amamos, é o momento mais especial desta época. As celebrações representam a oportunidade de estarmos unidos e também é um período em que os gastos aumentam, com festas e presentes.

Por isso, é comum que algumas pessoas terminem o mês de dezembro com saldo negativo e acabem comprometendo a saúde financeira do ano seguinte. Por outro lado, se você souber como lidar com o dinheiro é possível economizar e ter um bom planejamento para as suas finanças.

Para que você consiga manter as despesas sob controle, elaboramos algumas dicas para te ajudar a economizar e, ao mesmo tempo, aproveitar esta época tão especial.

 

1. Faça um planejamento para o Final do Ano

O planejamento deve ser uma atividade constante, especialmente agora no Final do Ano. Despesas como decoração, ceias, festas, presentes para a família e eventuais viagens tendem a ser maiores. Por isso, separe um documento e faça a sua estimativa de ganhos e gastos. No final, é possível que seu caixa esteja mais saudável.

 

2. Divida as despesas de Final de Ano

O Natal e Ano Novo são datas em que reunimos amigos e a família com o objetivo de comemorar. Por isso, é até normal que uma pessoa ou outra acabe saindo sobrecarregada com os custos (especialmente aqueles que são anfitriões).

Para evitar que as contas pesem para alguém, faça uma lista de todos os convidados e divida igualmente os custos. Elabore uma relação de todos os comes e bebes, além de outros gastos possíveis.

 

3. Evite fazer compras de última hora

A última semana do Natal é um momento em que muitas pessoas vão ao comércio em busca de presentes. É um período em que os preços, de forma geral, também têm uma tendência de estarem mais altos.

Uma forma de evitar que você pague a mais nos presentes e itens de festas, é programar suas compras com antecedência de forma que elas não pesem no seu bolso.

 

4. Opte pela economia

Nesta época, muitas pessoas acabam gastando além da conta nos presentes. Se possível, prefira dar uma lembrancinha ou algo simbólico para amigos e outros familiares. Para as pessoas mais próximas, o presente se torna imprescindível. Neste caso, não deixe a compra para a última hora e busque as melhores opções. Defina, também, o seu orçamento e o valor a ser gasto.

 

5. Compartilhar é sempre melhor

As festas de Final de Ano são realmente para celebrarmos a vida, a saúde e tudo aquilo que temos e conquistamos ao longo dos últimos meses. E, estar ao lado de pessoas queridas, deixa o momento ainda mais especial.

Você já ouviu a frase “alegria compartilhada é alegria redobrada"? Pensando nisso, que tal reunir familiares e amigos para contribuir com a celebração daqueles que estão passando por um momento delicado?

Mesmo que o orçamento esteja apertado, essa ajuda pode acontecer com o trabalho voluntário. Com certeza, na sua cidade existem projetos sociais que precisam de voluntários para doar tempo e contribuir com ações direcionadas às pessoas carentes.

 

6. Evite o desperdício

Neste período do ano, é comum que sobrem comidas e bebidas das comemorações. Para evitar que isso ocorra, procure fazer um cálculo de quantidades e seja o mais fiel possível. Reaproveite alimentos remanescentes. O peru ou chester, por exemplo, podem ser desfiados e dar origem a uma grande variedade de outros pratos. Se você e sua família forem viajar logo em seguida, congele a comida para aumentar sua vida útil.

 

7. Não fuja do orçamento 

Com o seu planejamento em mãos, procure seguir ele. Em casos de uma emergência, é válido reajustá-lo. Nesse caso, analise todos os seus gastos previstos e veja no que é possível mexer para que, no final do ano, as contas estejam fechadas.

Se você não sabe como se preparar, separe alguns minutos e se organize com antecedência para manter o caixa em dia e começar 2025 no verde. Aproveite o final do ano para repensar suas escolhas e melhorar sua relação com o dinheiro. Corte despesas desnecessárias e faça uma avaliação do que é mais importante.

Tony Delduque

Atendimento, comunicação, assistente. CPA-10 Anbima Graduação em Gestão cursando.

2 sem

Sempre bom reorganizar as finanças!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Sicredi Parque das Araucárias PR SC SP

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos