Dicas e cuidados com a Saúde no Inverno
Por: Marcos Mantovani

Dicas e cuidados com a Saúde no Inverno

saúde deve ser prioridade o ano todo, mas as temperaturas mais baixas deixam nosso corpo mais vulnerável a desenvolver alergias e doenças respiratórias, como gripes, resfriados e pneumonias. 

Hábitos saudáveis nos ajudam a passar por esse período sem maiores problemas, e é muito importante seguir à risca algumas práticas, como:

  • Beba bastante água;
  • Alimente-se de forma saudável;
  • Tome banhos mais rápidos ou menos quentes;
  • Mantenha os ambientes arejados;
  • Agasalhe-se bem para manter a temperatura do corpo;
  • Lave as mãos com frequência;
  • Pratique exercícios físicos;
  • Tome as vacinas indicadas.

Doenças típicas do inverno

Apesar de semelhantes, as doenças de inverno possuem características próprias. Conhecê-las melhor ajuda a identificá-las e preveni-las:

  • Resfriado: mais comum no inverno, costuma durar de quatro a cinco dias podendo estender-se até duas semanas. Os sintomas incluem coriza, congestão nasal, tosse, espirros, dor de garganta e febre baixa.
  • Gripe: causa pelo vírus influenza, é mais grave e costuma durar mais tempo. Causa os mesmo sintomas do resfriado, provocando febre alta e repentina, dores no corpo e cansaço. Se não for tratada corretamente, a gripe pode levar a complicações mais graves, como a pneumonia. Apesar de demandar atenção, há anos o SUS oferece gratuitamente a vacina que previne a doença. Não hesite em tomá-la.
  • Asma: causada pela inflamação do pulmão e das vias aéreas. Seus sintomas incluem chiados no peito, tosse e falta de ar.
  • Amidalite: é a inflamação das amígdalas. Causada por vírus ou bactérias, causa dor de garganta, dor ao engolir e febre.
  • Bronquite: causada por uma inflamação nos brônquios, a bronquite impede a chegada de ar nos pulmões. Os sintomas são tosse seca com chiado e seguida por tosse com catarro.
  • Pneumonia: infecção aguda dos pulmões, causa por fungos, vírus ou bactérias. Pode surgir após uma gripe.
  • Otite: popularmente conhecida por dor de ouvido, a otite ocorre com frequência em crianças e é causada por vírus ou bactérias que infectaram a garganta e se instalaram no ouvido.
  • Alergias: causada por reações alérgicas a pelos de animais, mofo, alguns tecidos, poeiras e perfumes, pode causar espirros, coriza, coceira e congestão nasal. A rinite é a mais comum.
  • Sinusite: causada por alergias, vírus ou bactérias, é a inflamação das cavidades do crânio em torno do nariz. Provoca dor de cabeça, congestão nasal, coriza, dor nos olhos e inchaço nas pálpebras.

E a Covid-19?

No início de 2020, o Brasil registrou o primeiro caso de infecção causado pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Desde então, vivemos uma montanha-russa que já causou milhares de perdas nos lares brasileiros.

A chegada da Covid-19 alertou o mundo sobre a importância da higienização: lavar bem as mãos com água e sabão (na falta destes, é indicado o uso de álcool gel a 70%), cobrir a boca com o antebraço ou lenços descartáveis ao tossir e espirrar, evitar tocar olhos, nariz e boca com frequência, evitar lugares públicos e aglomerações e usar máscaras são fundamentais.

Os cuidados com a saúde no inverno incluem medidas sanitárias de prevenção contra essa doença, que é transmitida de pessoa a pessoa através de gotículas de saliva. Os principais sintomas costumam manifestar-se entre o terceiro e quinto dia após o contato com o vírus e podem apresentam-se através de febre, falta de ar, tosse seca, dores no corpo, fadiga, congestão nasal, dor de cabeça, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato.

A consulta médica é fundamental e o isolamento após o diagnóstico positivo é imprescindível para não fazer o vírus circular. Pessoas idosas e com comorbidades são mais suscetíveis, mas qualquer pessoa pode contrair a doença na sua forma grave. Se você apresentar febre alta, dificuldade para respirar e dor no peito deve procurar atendimento médico imediatamente.

Estou na torcida para que possamos estar todos vacinados e voltarmos nos abraçar e reunir.

Que possamos valorizar a vida em nome dos que infelizmente se perderam no caminho dessa pandemia terrível, afinal tenho certeza que quem se foi gostaria que estivéssemos vivendo plenamente.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos, colaboradores da sua empresa e alerte quem você ama!

Entre em contato com a gente e consulte nossos serviços. Temos um pós venda ágil e de excelência com foco nas pessoas, e lembre-se:

Se importa pra você, importa pra nós!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos