Dicas para enfrentar a desmotivação.
O que acontece quando as pessoas mais próximas duvidam de você e do seu sonho? Difícil de lidar. Eu sei. Porque normalmente não é aquele colega lá de longe, da escola, que não bota fé no seu sonho. São pessoas próximas. São pessoas da família! É incrível! São pessoas próximas demais! Acontece com você também, não é?
Eu passei por isso, ainda passo, por incrível que pareça. Porque o sonho é só um degrau. Se você sonha que está lá na frente, cada fase é um passo. E notei que é recorrente duvidarem de quem sonha grande. E sabe por quê? Porque as pessoas podem ser aquilo que elas sonham!
Só que para você chegar aonde sonha, exige esforço. Mas não é braçal. É um esforço muito grande, cansativo, que exige energia. O esforço de dizer “não”. É um esforço mental muito forte! Que pouquíssimas pessoas conseguem vencer.
Eu tive de tomar uma atitude difícil: Me afastar.
Afastar do meu pai, da minha família, de amigos, cortar amizades, de pessoas que me desmotivaram, que não acreditavam nos meus sonhos. Cortar laços, deixar para trás sabe? Porque para realizar os meus sonhos essas pessoas não estavam agregando.
Das pessoas que eu não podia me afastar, eu tive de tampar os ouvidos. Às vezes literalmente colocando fones de ouvido. E seguir.
- Tudo bem, daqui pra frente não compartilho mais meus sonhos com você já que não acredita.
É difícil. É uma coisa muito difícil. Só que lá na frente, na hora do resultado, do concreto, do material mesmo, essas pessoas vão querer ouvir. Aí sim você (re)começa a compartilhar seus sonhos, agora ainda maiores. Porque até onde você sonhou, você já mostrou resultado, então daí pra frente, a pessoa já validou a sua ideia e você consegue sonhar mais.
No próximo artigo conto qual a minha inspiração diária, que me deu muita força e ainda me guia nos momentos difíceis. E você, como lida com a desmotivação? Conte nos comentários.