Dicas para enfrentar a quarentena

Dicas para enfrentar a quarentena

A quarentena, situação essa incomum, acredito que nunca antes vivida por nenhum de nós em outro momento da vida, está aí para nos desafiar em vários sentidos.

O isolamento social, a incerteza dos próximos dias, as novidades de realizar o trabalho home office, e por aí vai, vêm testar nossa capacidade de reinventar, de sermos criativos, mas principalmente de mantermos a tranquilidade frente a tantas mudanças.

Nós sabemos que esse momento pode não ser fácil. Mas sabemos também que lidar sozinhos é muito pior. 

É por isso que eu deixo aqui algumas dicas, já que nesse momento, a união – seja no compartilhamento das informações oficiais, seja na divulgação de notícias que acalentem o coração ou que auxiliem nesse processo, é o que podemos fazer de melhor. ❤️

1. Mantenha uma rotina. 

Isso mesmo. Você não precisa sair de casa para continuar sua vida. A palavra-chave é adaptação. Não tem academia? Ok. Mas não deixe de tirar uns 15 minutinhos para flexão ou polichinelos. Não pode ir para a aula de inglês? Que tal assistir um filme sem legenda e ir testando sua compreensão? Teve o seu hobby preferido interrompido porque ele era ao ar livre? Por que não conhecer um novo hobby, que seja online por exemplo? Pense! O mundo pode estar “parado”, mas ele é de infinitas possibilidades. 

2. Se comunique com quem importa para você.

Não poder abraçar e beijar quem amamos pode ser muito bad, principalmente para aqueles que adoram toque físico. Porém, há outras maneiras de manifestar carinho além da presença física. Que tal se comprometer em ligar hoje, para pelo menos 2 pessoas que você ama e saber como estão? Mas preste atenção: mandar WhatsApp não é a mesma coisa. Aproveite esse momento para ouvir a voz de quem é especial para você, relembrar boas histórias e já combinar um encontro quando tudo isso passar. Acredite, mesmo em meio ao caos é possível sorrir e “ouvir” um sorriso do outro lado. 

3. Interaja com seu núcleo familiar.

Quantas vezes na semana você conseguia almoçar na sua casa? Ou até mesmo encontrar com as pessoas que moram no mesmo lar? É difícil admitir, porém o momento é propício para criar essas oportunidades (claro, resguardadas todas as recomendações de saúde). Por isso não perca mais nenhum tempo e, estando todos saudáveis, agilize um jogo de tabuleiro, uma sessão de filme ou promova um jantar enquanto todos conversam. São momentos preciosos assim que tornam as coisas melhores.

4. Fé para quem tem fé.

Se você pratica alguma religião (como é o meu caso), talvez eu não precise dizer. Porém, achei que essa lista tinha que ser bem completa. Então, só SE você acredita, a recomendação é: se apegue ainda mais. Práticas religiosas aumentam sua esperança e se tornam aliadas para enfrentar a destemperança no mundo. Agora, se você precisa de um toque da ciência para mudar a perspectiva, veja a Psicologia Positiva. Ela vai dizer que precisamos treinar a nossa mente para ver o lado bom das coisas, por isso é chamada de ciência da felicidade. Logo, tente mudar o foco: ideias e atitudes de otimismo, gentileza e bom humor tendem a melhorar a qualidade de vida já que auxiliam as pessoas a lidarem melhor com suas emoções e entender a sua própria história.

5. Venda lenços quando a crise passar.

Essa frase do “enquanto uns choram, outros vendem lenços” é bem clichê, mas nunca foi tão útil. É em momentos de crise que pessoas espertas e obstinadas encontram valiosas oportunidades, seja para empreender ou tornar o mundo um lugar melhor. Ou você não sabia que as maiores invenções da humanidade surgiram a partir da necessidade de resolver um problema? Mas calma, que ninguém está dizendo que se deve tirar vantagem de uma situação crítica como a que o mundo vive. A questão é: pode ser que em meio ao caos, algo de bom surja (seja uma ideia, um processo ou uma solução), e é quando as coisas voltarem ao normal que você deve trazer à tona. Afinal, o que você prefere? Ser paralisado pelo medo ou usar o potencial que ele tem para criar soluções para você e para as pessoas à sua volta? Por isso, aproveite a quarentena para ler bastante, estudar, pensar em novas estratégias sobre determinado tema, e botar toda sua mente para se desenvolver e expandir. 

Até porque, fato é, o tempo – e tudo que com ele vem, uma hora vai passar. E nós? Bem, nós afortunadamente, se Deus quiser, sairemos bem melhores do que quando isso começou.

Quem tá comigo nesse pensamento?

--

Você incluiria mais tópicos na minha lista? Comenta aqui que vou adorar saber :)

Diandara Ribeiro

Psicóloga Organizacional | DHO | Líder de Recrutamento e Seleção na CantuStore | R&S | Headhunter

4 a

Ótimo Bru! Parabéns

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos