Quer saber por que seu currículo não é selecionado?
Vamos à dura realidade:
Papai Noel não existe...quem pega seu dente no travesseiro não é uma fada e...quem faz seleção de currículos nos processos de recrutamento via sistema de ATS (Applicant Tracking System) é um robô!
Acho que lá no fundo você já sabia disso...mas estava em negação.
Se você faz sua busca emprego pelos canais tradicionais, sem usar o poder do networking (assunto para outro post), vai achar estas dicas úteis.
Foi-se o tempo em que o envelope colorido ou o papel de carta perfumado colocava um CV no topo da pilha! Por isso, na hora de redigir seu currículo, equeça o toque pessoal, a fonte especial, o texto criativo, o design e as imagens. Use fonte ARIAL e envie o arquivo em WORD mesmo! Acredite, já fiz diversos testes e CV bonitinho em PDF não funciona nos sistemas de ATS.
IMPORTANTE: se você é um profissional do setor de criação, das áreas de design, propaganda e afins, esqueça os sistemas e bancos de CV...abuse da criatividade, do pensamento " fora da caixa" e faça com que seu CV mega descolado caia nas mãos de alguém em uma agência...
Para os demais? Fiquem dentro da caixa, ok?
O diferencial é otimizar seu CV para os algoritmos de busca, o famoso SEO!
Em tempos de 14 milhões de desempregados e mais de 2000 candidatos por vaga, quem decide se o seu CV entra ou não na "rede de peixe" do filtro preliminar é um sistema de computador ...
...e a interface do sistema é pilotada por um jovem aprendiz, um estagiário ou um assistente junior.
Como funciona esta seleção?
Um funcionário de RH bem esperto, mas de nivel iniciante (ou alguém de TI) programa os campos de requisitos das vagas (seguindo um briefing), insere os "filtros" de busca e quando o chefe manda, aperta o botão "enter" para fazer a "cesta de CVs", ou seja, passar o facão na pilha virtual de CVs acumulados no banco de CVs da vaga.
Dos milhares de CVs enviados para a vaga, o sistema seleciona 50 (ou 20), conforme a programação do filtro.
Em seguida, um analista junior vai investir 6 segundos para ler algumas partes de cada CV: o resumo, o último e o primeiro cargo ocupados e sua formação...assim pode confirmar se o sistema filtrou direito e calcular sua idade. Se passou da idade de corte...fora da pilha! Se a formação não é "Premium", fora da pilha. Veja bem, a função deste analista não é achar o candidato ideal, mas sim, DESCLASSIFICAR candidatos. O famoso "mãos de tesoura"!
Pense em um imã passando por cima de uma pilha de coisas. Somente o que tiver metal vai ser puxado. O resto fica na pilha...É o significado do jargão " aderente", muito usado no meio de RH.
Enfim, dentre milhares de CVs acumulados no banco da vaga, no máximo 10 CVs vão parar na mesa de um gerente criterioso, interessado, cujo objetivo é analisar sua experiência, conhecimento e habilidades e avaliar se você seria um bom "match" para preencher a posição. (Aqui vou dar uma paradinha...e se seu CV pulasse a etapa do facão e caisse direto na mesa deste gerente criterioso e intetessado? Aaaaah! É aqui que entra o tal do networking...assunto para outro post).
Sendo assim, você precisa "desconstruir" tudo o que aprendeu sobre redação de currículo.
Como assim?
Não vou ensinar a redigir CV, na internet tem milhares de exemplos e templates do básico aceitável...mas seguem algumas dicas para otimizar seu CV nesses "tempos modernos".
- O nome do cargo da vaga, ou palavras-chave do nome do cargo, tem que aparecer, de alguma forma, na posição mais recente que vc ocupou. Se nunca ocupou posição similar, acrescente as palavras-chave do nome do cargo.
- Leia atentamente a descrição dos requisitos da vaga e selecione as principais palavras-chave. As palavras-chave estão na descrição das atribuições da posição, requisitos mínimos e lista de "good-to-have". As palavras de sua lista devem aparecer no resumo inicial de seu CV e dentro do texto das descrições de cargos que vc ocupou (coloque a maioria no último cargo ocupado).
- Sugiro não colocar a data em que se formou e, caso não sejam relevantes para o cargo que está se candidatando, não coloque os cargos do início de sua carreira... CASO VOCÊ TENHA PASSADO DOS 40. Quando for fazer a entrevista, aí sim, leve o CV completo. Isso não é uma regra, tá? É minha opinião.
Se eu me candidatar a 1000 vagas, pelo menos em 1 eu entro!
Não... de nada adianta fazer um CV padrão para um perfil de posição e sair por aí fazendo SPAM em tudo o que é vaga com botão de "candidatura". Odeio ser a pessoa a dar a notícia, mas não tem ninguém do outro lado para ler seu CV e pensar "Nossa que CV bacana! Vou colocar naquele outro processo que abriu na empresa". Naaah, CV tipo SPAM vai cair no buraco negro dos CVs desgraçados e essa dinâmica, se praticada por muitos, só faz com que aumente o ratio de candidatos por vaga, reforçando ainda mais a percepção de que tem um exército de reserva enorme para cada vaga e com isso...os salários vão lá pro chão!
Tem que fazer 1 CV para CADA vaga que vc for se candidatar! E adequar ao máximo o seu texto à descrição e requisitos específicos daquela vaga! Dá trabalho? Dá! Mas é a regra do jogo. Quer brincar no Play? Tem que seguir as regras!
E a última dica, não menos importante:
Não vale mentir pois vc será pego na entrevista presencial! Além disso mentir é feio. Ou seja, faça o que der, sendo honesto (a).
Não garanto nada de contratação...isso é com você, mas ficam aqui algumas dicas de HACK DE CV que recrutador nenhum quer que vc saiba.
Bom jobsearch!
PS.: E o feedback a candidatos? Alguns sistemas já mandam uma mensagem padrão logo após o primeiro filtro. Quanto aos CVs com algum " fit", permanecem pendentes, mesmo que não tenham sido selecionados. Só depois que a vaga é preenchida, o mesmo jovem aprendiz, ou estagiário ou assistente junior entra no sistema e " fecha o processo". Aí o sistema solta uma cartinha padrão para todos os demais candidatos. O problema é que às vezes demora para alguém ir até o sistema e fazer a limpa geral nos processos e, por isso, acontece de você receber a tal cartinha meses depois de ter se candidatado. O sistema do Linkedin para "candidatura simplificada", pelo que sei não manda cartinha alguma...