Dicas para ter sucesso com marketing digital
Já escrevi dicas para ter sucesso nas mídias sociais aqui. Agora, o negócio é outro. Ambiente digital envolve muito mais que apenas rede social. As ferramentas que esse novo mundo oferece são várias, como e-mail marketing, técnicas para buscas orgânicas, mecanismos de buscas pagas, análise e mensuração de dados, pesquisas, criação de conteúdo, além da própria mídia social, entre diversas outras.
Abaixo, dou algumas dicas para realizar um marketing digital eficiente. Espero que ajude! ; )
Use ferramentas de mensuração de dados
No ambiente digital, tudo é mensurável. Melhor ainda: fazendo da maneira certa e cruzando bom desenvolvimento (programação) com boas metas, é possível conhecer de modo minucioso todo o resultado obtido pelos seus anúncios. Isso é importante para saber se a estratégia utilizada está gerando o resultado esperado, ou seja, se você está gastando dinheiro atoa ou não.
Trabalhe bem seu SEO
O SEO (Search Engine Optimization) ajuda seu site a ser encontrado mais facilmente em sites de buscas, como Google, organicamente. Ele deve ter um trabalho muito bem feito pela equipe técnica (no código de seu site), assim como uma bela estruturação dos textos e elementos que compõem seu site, com conteúdo relevante. Lembre-se: o Google quer que seus usuários encontrem conteúdo de qualidade quando buscam em sua ferramenta, então são sites que entregam isso que aparecerão na primeira página.
Gaste dinheiro com Google AdWords, mas não rasgue-o
Desenvolver uma estratégia para as compras de palavras-chave na ferramenta do Google demanda um estudo aprofundado sobre seu público e seu produto, para saber qual o momento que ele pode procurar por sua empresa e, assim, definir as palavras-chave certas que serão compradas. O Google AdWords não é uma ferramenta de fácil utilização. Indica-se, portanto, o estudo intenso sobre ela antes de utilizá-la (você pode encontrar diversos cursos online ou presenciais na internet).
Outra técnica que pode ser feita através do AdWords é o remarketing. Trata-se de atingir aquela pessoa que já demonstrou interesse no seu produto / serviço.
Defina e domine seu funil de vendas
O funil de vendas é o caminho que o usuário faz dentro da sua plataforma, desde a visita ao seu site até a efetivação de uma compra / assinatura. Definir o funil te ajuda a atingir seu consumidor no momento certo com a mensagem certa, através de uma estratégia de e-mail marketing bem feita. É importante entender o momento que o usuário está dentro do seu produto para oferecer a ele o que ele precisa.
Produza conteúdos
O marketing de conteúdo está cada vez mais importante numa comunicação eficiente. Entreter os consumidores com assuntos sobre o seu mercado é gerar informações e conhecimentos relevantes para a vida dessa pessoa, que irá valorizar sua empresa ainda mais.
Utilize técnicas no conteúdo para atrair mais potenciais clientes
Existem algumas táticas para fazer um marketing de conteúdo mais eficaz e, assim, atrair mais pessoas ao seu negócio. Os Gatilhos Mentais, por exemplo, são quinze poderosas técnicas de linguagem para cativar a curiosidade da pessoa que está lendo ou ativar o desespero de obter rapidamente o produto / serviço oferecido, entre outros. São conhecidas por influenciar as pessoas (acredite, dá certo).
Outro exemplo de utilizar o marketing de conteúdo é através do Inbound Marketing, o conhecido “marketing de permissão”, onde o consumidor vai atrás da sua marca e não vice-versa. Isso é feito quando você “esconde” sua marca atrás de um conteúdo relevante. Ou seja, você oferece ao consumidor uma informação que ele está buscando – através de um eBook, Webinar ou outros meios – e coloca o seu nome como plano de fundo daquilo.
Outra técnica bastante utilizada no digital é o co-marketing, onde duas empresas que trabalham com o mesmo público alvo produzem conteúdos em conjunto.
Diversifique mas não dificulte
O meio digital dispõe de muitas mídias. Temos, por exemplo, inúmeras redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Snapchat, LinkedIn, Periscope, etc). Conheça os formatos de cada uma para inserí-la na sua comunicação e saiba onde seu público alvo está. Use apenas aquilo que vai agregar valor ao seu consumidor. Não utilizar uma ou outra não significa que você esteja falhando, mas sim que você sabe onde seu consumidor está e, portanto, oferece o que ele quer ver onde ele poderá ver. Diversificar muito os meios pode dificultar o acesso do seu consumidor ao seu conteúdo.
Não faça por fazer
A internet é poderosa. Por isso, não deve ser usada de qualquer jeito. O conteúdo para o âmbito digital deve ser pensado para ele. Não adianta utilizar um comercial que foi feito para veicular na TV e usá-lo como vídeo patrocinado no YouTube. Isso é rasgar dinheiro.
Dica
Uma empresa muito boa e completa para te ajudar no marketing digital é a Resultados Digitais, com sua plataforma RD Station. Vale a pena conferir o trabalho deles.