Dicas quentes para e-commerce
O primeiro ponto que é necessário entender sobre e-commerce é que ele é a oportunidade que você tem, com custos menores, de aumentar as vendas de sua loja física ou de apenas vender produtos on-line. A palavra-chave de uma loja virtual é planejamento.
Comece montando seu plano de negócio, não é porque o ambiente é virtual que as coisas acontecem sozinhas, elas podem dar certo ou não, tudo depende da forma como você organiza. O seu produto não vai se vender, a não ser que seja algo inédito e uma super solução para as pessoas – e mesmo assim o produto precisa chegar até elas. Defina o público-alvo, o comportamento das pessoas que consomem o produto e qual o diferencial dele. Coloque na ponta do lápis quanto você irá investir e quais são as suas metas – e depois, claro, acompanhe-as.
Dê valor a sua plataforma! Escolha uma plataforma que se adequa ao seu negócio – e sim, aqui você precisa de alguém expert para indexar o seu site de forma que o Google coloque no ranking como um site confiável. O layout deve ser feito por um designer, segundo o empreendedor Henrique Carvalho do Viver de Blog 94% das pessoas saem de um site por não confiar no design, são 8 segundos que levam a esta decisão. Não esqueça de que as imagens falarão pelo produto e que informações como medidas, peso, descrições e materiais utilizados vão gerar credibilidade para o cliente.
Outro ponto que poucos se atentam é na forma de pagamento, quanto mais formas disponíveis maiores serão as chances de converter em vendas. Mas verifique se a estrutura que você tem vai suportar todas as formas. Depois disso o cliente espera que você tenha uma boa logística, que o produto chegue no menor prazo e sem nenhum imprevisto com o produto.
Além disso, você precisa ter um espaço onde esteja detalhado sobre Troca e Devolução de Produtos, que são obrigatórias segundo o Código de Defesa do Consumidor, isso pode dar uma multa, fique ligado! O consumidor tem até sete dias corridos para se arrepender da compra e o prazo de troca varia em até 30 dias. A Política de Privacidade também é de extrema importância no e-commerce, seu cliente precisa se certificar de que você não irá fornecer qualquer dado que esteja no cadastro.
Todos estes detalhes são essenciais, mas sem um plano de marketing digital você não terá estratégias a longo prazo, sugiro que pesquise sobre captação de leads, e-mail marketing e remarketing que são essenciais para um e-commerce sobreviver – este assunto vou abordar em outra oportunidade.
Leia também outros textos que publico no portal Ligado no Sul: Dicas para o Sucesso Digital