A diferença entre ser produtivo e estar ocupado

O tempo é uma das ferramentas mais valiosas nos dias atuais. Praticamente tudo o que fazemos tem como objetivo a extensão da duração deste bem precioso. Buscamos longevidade, qualidade de vida, mais tempo com família e amigos… A maioria das nossas grandes reflexões na vida giram em torno do que estamos fazendo com o nosso tempo e como o aproveitamos enquanto estamos vivos. Porém, quando "vamos para o dia a dia" nem sempre conseguimos colocar essas reflexões em prática. "Muitas vezes levamos rotinas avassaladoras e, ao final do dia, exaustos e ofegantes, acabamos considerando que é o preço a se pagar. "Não dá para parar", não é mesmo?" quantas vezes dizemos essa frase para nossos pares... Mas será mesmo que deve ser assim? Um líder ou uma líder são aqueles que trabalham muito? Ou seriam os que trabalham de maneira inteligente? "A boa liderança pede calma", é o que o Guilherme Krauss, fundador da Humans at Work e escrito, sempre diz por aqui. E essa é uma bela reflexão sobre a diferença entre estar ocupado e ser produtivo, o grande tema desse texto. Uma posição de responsabilidade pede sim alta performance no trabalho. Mas este é um conceito muito mais relacionado a qualidade do que a quantidade. É preciso entender que produtividade pouco tem a ver com estar ocupado. O tempo livre, inclusive, é essencial para acompanhamento da equipe e visão estratégica. Nenhuma líder, nenhum líder, pode estar operando 100% do tempo, sob risco de não exercer a própria liderança. Um posicionamento estratégico está bem longe de realizar tarefas sequencialmente, durante oito horas diárias. Ser um gestor ou gestora que trabalha a produtividade dentro de uma equipe é ser alguém que possui clareza do que deve ser prioritário ou não, das atividades que contribuem essencialmente para o propósito da organização e quais são as tarefas que estão sob "o seu guarda-chuva" e quais estão sob o guarda-chuva da sua equipe. Para auxiliar você nessa reflexão, deixamos algumas perguntas para pensar e que são fundamentais para reconhecer a diferença entre estar ocupado ou produtivo:

● Quais são as 3 atividades fundamentais da sua função atual? Você saberia descrever?

● Se você só pudesse trabalhar 1 hora por dia e seguisse no mesmo cargo, como trabalharia? Quais seriam suas atividades e o que delegaria? Como distribuiria seus 60 minutos de trabalho?

● Pense em 3 atividades suas atuais que poderiam ser desempenhadas por outra pessoa da sua equipe. Quais seriam? Quem poderia exercer? Quais seriam as consequências (positivas e negativas)?

Essas são perguntas simples, mas poderosas para treinar o seu olhar para olhar a gestão do seu tempo como líder de forma estratégica.

Texto:

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos