A diferença entre "ser", "ter" e "estar"
Há certas parâmetros nas nossas vidas que são essenciais, para que a gente possa navegar pelo mar revolto das dificuldades e desafios que nos aparecem a cada instante. Temos que necessariamente diferenciar estes três palavras que estão assinaladas no titulo deste artigo: “ser”, “ter” e “estar”. Isto é essencial para que possamos ter sucesso em nossos projetos pessoais e profissionais.
As pessoas costumam confundir estas palavras, por vezes elas pensam que “são”, quando na realidade elas apenas “tem” ou “estão”. Na minha humilde opinião posso apontar que o mais importante é você começar pelo “ser”, porque o “ter” e o “estar” são apenas consequências do que você é na realidade. Nas minhas viagens pelos mais diversos livros, eu aprendi uma lição que é muito singular:
Há três verdades sobre um ser humano:
- O que ele acha sobre ele mesmo
- O que as pessoas acham o que ele aparenta ser
- O que de fato ele realmente é de verdade
O grande desafio da vida é que as pessoas se conheçam de verdade, contudo para que isto aconteça é necessário um projeto de amadurecimento, alicerçado por um compromisso pessoal de superação dos próprios limites, e este exercício deve ser feito diariamente, pois a vida está sempre testando a nossa capacidade de aprender e continuar na conquista dos nossos sonhos e objetivos.
Então não esqueçamos de conjugar primeiro o verbo “ser”, pois nesta atitude estará a essência de todo o bem estar e sucesso na vida pessoal e profissional. Hoje você pode estar achando que não vai conquistar o que você quer, mas se for uma pessoa determinada e tiver força de vontade, o universo vai conspirar a seu favor. Veja bem, novamente voltamos no “ser”, antes do “estar”.
Você pode ter um bom empreendimento, mas por um revés do mercado, ter vários prejuízos e perder o seu negócio, contudo se você for uma pessoa competente, tiver confiança em você mesmo, e lutar com garra e entusiasmo, para dar a volta por cima, com certeza saberá contornar a crise e retornar ao mesmo tipo de negócio ou ainda outro projeto. O que importa é que você sofreu uma perda, mas nada pode mudar o que você é de verdade. Então estaremos sempre em um contraponto entre o “ser” e “ter”.
Pense nisso, quando você estiver pensando no que você “tem” ou aonde você “esta” atualmente, antes de tudo procure sempre dar prioridade ao que você “é”, pois é desta forma que você saberá surfar nas ondas sinuosas da vida e chegar ao topo do sucesso, pois o maior tesouro está sempre dentro de você: são os seus talentos, qualidades e potencialidades, que ninguém jamais poderá tirar de você.
Lembre-se sempre do Evangelho segundo Mateus:
“Não acumuleis para vós outros tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde ladrões arrombam para roubar. Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem podem destruir, e onde os ladrões não arrombam e roubam.”