A diferença faz a diferença
Fonte: iStock

A diferença faz a diferença

Há pouco tempo, estive com a turma do banco BNP Paribas para falar sobre sustentabilidade e diversidade. Dois assuntos que marcaram a minha carreira e a minha vida. Quando terminei a minha fala, uma mulher negra se levantou e comentou que tinha trabalhado no Banco Real e tinha vivido na prática tudo aquilo que eu tinha comentado e a partir da oportunidade que lhe foi dada, ela tinha construído a sua carreira. Fiquei muito impactado e feliz, é claro!

Eu acredito na diversidade como valor, no seu benefício para a sociedade. O mundo está mudando muito rápido e os problemas estão cada vez mais complexos, resolvê-los exige das equipes uma visão sistêmica. E essa habilidade só poderá ser exercida se os times forem diversos. Um dos textos de maior repercussão que escrevi aqui no LinkedIn é aquele que eu falo sobre perfil. Acredito que não temos pontos fortes ou fracos, nós temos um perfil que é mais adequado para essa ou para aquela função. Todo gestor deve procurar montar a sua equipe com perfis diversos e complementares.

Um bom time tem pessoas de gênero diferentes, com características étnico-raciais diferentes, com experiências diferentes, e com opiniões diferentes. Certa vez, vi uma palestra do Bill Clinton, e ele dizia de modo irônico: “Como são inteligentes as pessoas que pensam como a gente”. Conviver com pontos de vistas diferentes é mais desafiador sim, mas sem sombra de dúvidas é também mais enriquecedor. A diferença faz a diferença.

Para as empresas, ter mais diversidade entre os seus colaboradores pode representar um impacto positivo direto nos resultados. Segundo pesquisa da consultoria McKinsey: “Empresas no primeiro quartil para diversidade racial e étnica têm 35% mais chances de ter retornos financeiros acima de suas respectivas medianas da indústria nacional, e empresas no primeiro quartil para diversidade de gênero têm 15% mais chances de ter retornos financeiros acima de suas respectivas medianas nacionais”. No artigo passado, comentei como os investidores têm levado em consideração os critérios ESGs na tomada de decisão. Pois bem, de acordo com estudo de Harvard do ano passado, empresas com diversidade nos conselhos de administração têm desempenho melhor segundo essas métricas.

Não há um caminho único para a empresa que quer aumentar a diversidade em seu ambiente de trabalho. Quando começamos a falar desse assunto lá atrás no Banco Real, eu também não sabia como fazer, mas procuramos ajuda de quem já estava nessa causa há mais tempo. O José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, foi um dos parceiros de jornada e tem até hoje um trabalho muito interessante de inclusão de jovens negros no mercado de trabalho. Nesse tempo, também surgiram vários movimentos de mulheres para aumentar a participação feminina nos cargos de alta gestão e conselhos de administração. Vejo várias conversas interessantes sobre flexibilização dos critérios de recrutamento e seleção para que a diversidade possa ser mais bem trabalhada. Quando falamos de pessoas com deficiência, precisamos pensar além da cota, veja quantos exemplos importantes estão surgindo de inclusão de pessoas com Síndrome de Down, dentre tantas outras experiências de inclusão de diversidade.

Ortega y Gasset tem uma frase ótima que diz: “Nós somos nós e as nossas circunstâncias”.

Buscando pessoas que viveram circunstâncias diferentes podemos criar ambientes mais diversos dando a possibilidade de nos tornarmos profissionais melhores e acima de tudo pessoas melhores.

Mariel S.

Product Manager | PicPay

5 a

Viva a diferença!! Um ambiente diverso é terreno fértil pra criatividade,inovação, crescimento de todas formas...principalmente como pessoa. 😉

Também tive a honra de trabalhar sob a sua gestão no Banco Real e ABN AMRO. A melhor experiência profissional que tive nos 32 anos de vida profissional. Obrigada

Elizandro Aquino

Geographic Systems Analyst II at 1Doc | Grupo Softplan

5 a

Excelente!!! "Nós somos nós e as nossas circunstâncias"

Gustavo Fernandes

Gerente Geral na Santander Brasil S/A

5 a

Grande Fábio Barbosa uma das mais ilustres personalidades do antigo Banco Real, Lider Nato, feliz por ter aprendido muito com sua liderança naquela época. Sua visão é fantástica e efetivamente concreta, respeitar as diferenças e mais do que isso aceitar que todos somos factíveis a erros, fracassos e sucessos. E que a potencialidade do ser humano se encontra na construção de um novo ser que mescle diferentes pontos de vista e que acima de tudo, englobe o tempero das mais diversas culturas e costumes. A palavra "Respeito" contempla tudo do que de mais mágico há na sua publicação ...

xisto de medeiros filho

Diretor técnico na Veneza Construções

5 a

Cheguei a Fortaleza [1960] 1 ano antes pra prestar vestibular de engenharia. A EE/UFC mantinha cursinho gratuito cuja seleção era media/diferente de zero. Selecionado e aprovado fui professor desse cursinho. HOJE entendo que a escola preparava no seu seio, com sus professores e alunos, o aluno desejado.  Sem frescura, como Richard Feynman nobel de física americano, intolerante a decoreba,  morou no Rio. Nossa escola, à época disputava o podium com as demais. Viciei-me: estudar, pensar e praticar em tempo real [euro?]. Graças ao demérito do demais o podium  é o meu ligar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fábio Colletti Barbosa

  • Agenda 2022: É hora de incluir o ESG na estratégia dos negócios

    Agenda 2022: É hora de incluir o ESG na estratégia dos negócios

    É comum que muitas empresas façam seus orçamentos e revisem os planejamentos estratégicos neste período de final do…

    18 comentários
  • As diferentes faces do processo de avaliação

    As diferentes faces do processo de avaliação

    Nesse início de ano, é comum que as empresas façam os processos de avaliação de desempenho de seus funcionários. Como…

    25 comentários
  • Educação financeira para ter qualidade de vida

    Educação financeira para ter qualidade de vida

    Nesse início de ano, é comum ouvir sobre educação financeira principalmente do ponto de vista de planejamento. É um…

    54 comentários
  • Equilíbrio é a chave do sucesso

    Equilíbrio é a chave do sucesso

    Sou conselheiro de empresas de vários setores e de algumas organizações não-governamentais, nesses ambientes tão…

    104 comentários
  • Minha participação no G10 Favelas - Slum Summit do Canal Transformadores

    Minha participação no G10 Favelas - Slum Summit do Canal Transformadores

    No dia 23 de novembro, estive em Paraisópolis, no G10 Favelas - Slum Summit do Canal Transformadores, a convite do meu…

    26 comentários
  • O que eu vi na China

    O que eu vi na China

    Acabo de voltar de viagem da China, especificamente Xangai e Huangzhou, onde junto com um grupo de empreendedores…

    36 comentários
  • “Rápido e então de repente”

    “Rápido e então de repente”

    No último post, comentei sobre a cultura de empresa e disse que no próximo post falaria sobre como responder aos novos…

    19 comentários
  • “A cultura come a estratégia no café da manhã”

    “A cultura come a estratégia no café da manhã”

    Recentemente, em uma reunião, eu comentava com a executiva de uma ONG que eu participo sobre como a cultura e os…

    63 comentários
  • A diferença está no brilho dos olhos

    A diferença está no brilho dos olhos

    Atuei por muitas décadas como executivo em grandes empresas e atualmente atuo no Conselho de algumas companhias e ONGs.…

    244 comentários
  • Como você decide?

    Como você decide?

    Você já parou para pensar em como você toma as suas decisões? O que você vai comer hoje? Ou qual o próximo livro que…

    15 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos