A diferença que o networking faz no final do mês
Quando abri meu negócio e agora que preciso fazê-lo crescer o que mais pesa são os contatos e as oportunidades de negócios que surgem. Percebi rapidamente que essas chances só aparecem para quem está na "chuva" disposto a se molhar, que está trabalhando, que está no mercado.
Afinal de contas, oportunidades não apareceram para mim porque eu tive sorte, mas sim porque eu estava sendo visto, e BEM visto.
Só estar lá não é o suficiente, a imagem que as pessoas têm de mim, influencia muito, até porque ninguém quer ser amigo ou ser visto com um bandido, um mentiroso e nem mesmo fazer negócios com alguém que aparenta viver as custas dos outros e em quem não confia para fazer qualquer tipo de trabalho.
PARENTESES aqui: De modo algum, devo ser interesseiro ou me aproximar de pessoas as quais você não admira ou gosta verdadeiramente. Senão isso ficará claro para elas em pouco tempo de conversa.
E como fazer isso é o que eu sempre me perguntei, até conhecer o livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas". Nele aprendi muito sobre como criar e manter um network de qualidade.
Logo no começo, pesquisei e li muito sobre esse tal de networking e rapidamente aprendi que não é apenas conseguir novos contatos, mas também é saber manter os contatos que já fiz. E o meu foco deve ser 100% na qualidade e não quantidade.
#ficadica: Não tenha pré-conceitos e valorize todos os contatos que fizer, ajude verdadeiramente, sempre que for requisitado. Quem está por baixo ou é um simples estagiário hoje, amanhã pode estar por cima. E mesmo como um cargo de baixo escalão, ele pode ser um Q.I. (que indica) onde trabalha. Até quem é de áreas que não tenham haver com o seu negócio, um dia pode abrir uma empresa ou pode conhecer alguém que tenha uma empresa.
Gosto muito de ouvir as dicas do administrador de empresas e palestrante Max Gehringer, para o qual
networking é "uma questão de paciência e não urgência", ou seja, não é apropriado conhecer uma pessoa e imediatamente querer extrair alguma coisa dela. Deixe acontecer naturalmente.
Com o tempo percebi que ajudando um, recebo de volta de outro que faz parte da minha rede de contatos. Por isso, não posso e não devo nunca me sentir injustiçado ou usado, porque tudo é um questão de tempo e troca.
#ficadica: A base de qualquer networking é a TROCA. Trocar sem esperar nada em troca, apenas para agregar a sua rede e fortalecê-la. Afinal, tudo tem seu tempo e sua hora.
Ter diversos amigos no Facebook ou muitas conexões no LinkedIn não quer dizer que tenho um network sólido. Isto porque somente o número de conexões não vai garantir que as pessoas vejam o que eu posto, nem que confiam em mim e muito menos que quando eles precisarem de algo podem contar comigo. É com a convivência e predisposição que as pessoas vão perceber isso e recorrer a mim sempre que tiverem necessidade de algo no qual elas acreditem que eu possa ajudá-las, seja fazendo ou indicando alguém.
O que mais me preocupa para fazer isso de forma dedicada é ter percebido que um networking bem feito não me garante uma venda, mas sim muitas vendas e por muito tempo. Por isso faço sempre e não somente em momentos difíceis.
Especialista de RH Generalista e Relações Trabalhistas
8 aBem colocado a questão do fortalecimento do Networking. Em um determinado momento de nossas vidas a ajuda será mútua. Ajudar hoje é consequência para ser ajudado amanhã.
Product Owner @ Eteg | Zendesk | CX | CSPO | SQL
8 aEduardo Nascimento
Analista de Infraestrutura de TI na Zixbe
8 aExcelente texto!
Gerente de Planejamento | Engenheiro de Produção |Coordenador de Obras | Engenheiro Civil |Gestor de Projetos|MBA|ASM
8 aMuito bom !
CEO and Co-Founder | Interactiva Networks do Brasil | Bernutty Technology | Casa Bernutty Co. Distribuidora de Vinhos
8 aColocações bem interessantes e instrutivas. Trabalhamos assim porque hoje nossa empresa entende como filosofia de trabalho e não só de networking. Parabéns à todos e vamos nos ajudar sempre.