A dificuldade do outro pode não ser a sua
Todas as pessoas possuem dificuldades e limitações na vida. Assim como o coaching astrológico, Eduardo Mello @eusouodu sempre diz em seu perfil no Instagram: “Uma verdade não anula a outra”, este artigo permitirá entendermos que as dificuldades existem para todos e as suas provavelmente serão diferentes das dos outros.
Você pode estar pensando que a sua dificuldade ou as suas dificuldades são mais importantes. Porém não são. Esta é uma forma egoísta de pensar, até porque quem segue um caminho voltado para o autoconhecimento quer melhorar para si e para o outro. Para que isso aconteça precisamos mergulhar nas nossas limitações e virtudes. É preciso como se diz por aí “baixar a bola” e romper com as expectativas de idealizações nos outros.
Cada um está vivendo um momento na vida e uma situação; o importante é saber lidar com ela. Você pode ter contas para pagar, filhos para cuidar, marido ou esposa e um chefe para 'aturar'. Trabalhar a tolerância e a paciência são caminhos surpreendentes, além dos pensamentos positivos. Só iremos mudar e se colocar no lugar do outro quando conhecermos sobre empatia. Já utilizou-se desta experiência? Já deu importância ao simples?
Não busque o exagerado, o que chama mais atenção, à marca e tantas situações as quais não irão te refletir ou transformar. Nosso coração é um jardim que precisa ser cuidado. Podas são necessárias para que possamos melhorar sim, a cada dia e cada vez mais. Cada pessoa passa na sua vida para ensinar e organizar. Não deixe que a sua dificuldade te cegue para o que o outro ao seu lado esteja vivendo.
Claro que precisamos estar bem para ajudar o outro. Reconstruir. Desconstruir. Esvaziar-se. Tudo isso para encher-se do novo. Comece mudando os seus pensamentos, transformando as energias ruins em boas, lendo notícias agradáveis (se assim puder) e colherá frutos internos. Não ache que o que o outro está vivendo é fácil ou “mole”. Se determinada situação está em sua vida é aprendizado. E se as situações se repetem é porque algo precisa ser aprendido. A febre ou fome do filho podem te assustar.
Uma doença na família, uma conta vencida, o desemprego, uma dissertação ou relatório a se fazer. Tudo são dificuldades. As vidas são complexas. Não podemos achar que resolveremos a vida do outro com soluções ditas fáceis. O importante é caminhar ao seu lado fazendo-o refletir sobre suas dificuldades, levantando sua autoestima, escutando e aplaudindo cada vitória. Isso é ser amigo, isso é lema de vida.
Vice Presidente do Sindicato dos Engenheiros no estado do Rio Grande do Sul
7 aParabéns pelo texto! Muito bom!!!