As dificuldades existem para todos. As soluções também!
Fernando Gomes

As dificuldades existem para todos. As soluções também!

As dificuldades existem para todos. As soluções também!

Quando falamos sobre alguém empreendedor, pensamos em uma pessoa arrojada, líder por natureza, conhecedor de tudo o que se passa em sua empresa, que possui dinheiro disponível, que sabe administrar bem o seu negócio, e outras qualidades relacionadas ao empreendedorismo. Mas, normalmente, não é bem assim. Longe de desmerecer os empreendedores...  Afinal, dar conta de tudo isso, não é tarefa fácil...  Naturalmente, uma pessoa (lembrando que falamos de pessoas, como todos nós), geralmente não tem tempo de sobra, nem aptidões desenvolvidas em todas as áreas...
E para ser considerado um bom empreendedor, realmente não é necessário ser um superdotado... Enfim, existem todos os tipos de pessoas, não é?  E, sobre as mais variadas profissões, sempre ouvimos falar “Tem profissional e profissional...”, e é verdade.
Falando os tipos de empreendedores, sabemos que tem aqueles que possuem muito dinheiro, bom coração, mas, não entende muito do assunto de sua empresa, e acredita ser suficiente ter colaboradores que entendem.
Outros, que compreendem toda a parte técnica de sua produção, mas, não domina Vendas.
Outros que sabem vender com muita eficiência, mas não sabe exatamente como precificar seu produto... Usa de base, o preço dos concorrentes...
Tem aqueles que são ótimos em administração, vendas, custos, e são ainda melhores em assédio moral, capazes de transformar o ambiente de trabalho em uma verdadeira guerrilha, com inimigos próximos, de alto escalão.
Tem aqueles que sabem muito bem como lidar e liderar seus colaboradores, desenvolvendo o que há de melhor em cada um, mas, quando se trata de controle financeiro, não sabe onde está, nem se é possível o crescimento desejado, e muito menos como chegar lá.
Tem aqueles que tem horror a palavra consultoria... Como se fosse uma ofensa. E tem aqueles que enxergam os benefícios que uma consultoria pode proporcionar para sua empresa, adotam, e realmente decolam.
Para o empreendedor que não domina assuntos que somente alguns colaboradores dominam, correm o risco de ficar “na mão”, afinal, ninguém e eterno na face da terra, muito menos em uma única empresa. A documentação de processos executados na empresa pode ser uma garantia para a continuidade
Para aqueles que o assunto Vendas não é seu preferido, e sua equipe de vendas não compreende muito bem da técnica, produção, podem ter dificuldades de apresentar seu produto. Simples medidas de comunicação interna e inovação aberta resolvem o problema.
Para os que são ótimos vendedores, mas não sabem exatamente o quanto lucram, se o preço utilizado é justo para a empresa e para os clientes, não imaginam que 10% de desconto nas vendas pode “corroer” a estrutura da empresa. Análises financeiras apresentam informações importantes para a composição de preço, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, lucratividade, entre outros.
Os que dominam quase todos os assuntos, mas um em especial, que são ótimos em assédio moral, geralmente não percebem que o reflexo dessa atitude negativa gera um círculo vicioso... O “chefe” destrata seus funcionários, que sentem raiva, fazem questão de fazer menos, não atendem bem seus clientes, portanto, rendem menos, por isso o “chefe” sente raiva, por isso destrata o funcionário, e tudo se repete, repete.... Mudança de atitude em relação ao próximo, ser humano também, sem dúvida alivia todo esse desconforto, mas, o trabalho desenvolvido por profissionais qualificados, que estimula, incentiva, entusiasma seus colaboradores, tende a apresentar melhor resultado.
Para aqueles que praticamente nasceram com o certificado de coaching na mão... Sabem como incentivar seus colaboradores, e despertar o entusiasmo de crescimento naquilo que fazem de melhor... Mas, quando se trata de controle financeiro, não sabem o quanto sua empresa pode investir em novos projetos que sua equipe tem total capacidade de desenvolvimento, ou não costumar fazer planejamento financeiro, colocando em risco seu próprio negócio. A consultoria financeira pode trazer total segurança sobre as possibilidades de crescimento, ou, mudanças necessárias, estabilidade da saúde financeira da empresa.
Por esses e outros motivos, um empreendedor de sucesso, identifica suas dificuldades (que todos têm), e buscam sempre a melhor solução, realizando mudanças, aderindo novos pensamentos, contratando consultorias.
As dificuldades, ou necessidade de ajustes, não existem somente em momentos de crise.  Mas, é na crise que a maioria procura colocar a “casa em ordem”, e nem sempre sabem por onde começar.
As “correções” muitas vezes envolvem atitudes, tomadas de decisões, conhecimentos, planejamentos, treinamentos, que vão refletir diretamente na estabilidade financeira.

Por Fernanda Machado - Analista Financeira (Patrimonio Digital)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Katia Júlio

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos