Digitalizar os negócios é urgente
É fundamental digitalizar seu negocio para continuar no mercado

Digitalizar os negócios é urgente

Adaptar-se às mudanças tecnológicas para não sofrer perdas financeiras e competitivas nos negócios é iminente. E digitalizar os processos é o caminho inicial.

“Sua empresa está realmente se transformando digitalmente ou vivendo em negação digital”? com este questionamento, a Progress, divulgou os dados de uma pesquisa global, realizada no 1º trimestre de 2016. A consulta foi conduzida pela Loudhouse, divisão especialista de pesquisas do Grupo Octopus.

Entre os entrevistados estiveram mais de 700 tomadores de decisão de nível C/VP dispersos geograficamente. Além de chefes de marketing digital e de TI, desenvolvedores e arquitetos de TI, diretores, engenheiros e gerentes de negócios. Ambos representam organizações que vão desde pequenas e médias empresas até grandes corporações globais.Destes, 7% são do Brasil.

O estudo teve como objetivo analisar a visão empresarial sobre a transformação digital e os planos para enfrentar esse desafio.

Negação digital = Perdas financeiras e de competitividade

Entre os dados, 78%, ou a maior parte dos entrevistados, está ciente que as empresas podem sofrer perdas financeiras e de competitividade nos próximos anos, caso não encarem a transformação. E 45% manifestaram preocupação quanto a ser tarde demais para fazer parte da mudança.

A incerteza diante de uma nova tendência gera ansiedade por parte das companhias.

A digitalização dos negócios atinge praticamente todos os setores das empresas e com ela estão acompanhadas profundas mudanças, em especial para a próxima década.

Barreira cultural e organização

Os desafios na implementação de novas tecnologias encontra barreira maior pelas corporações na cultura e na forma como elas se organizam. A estrutura organizacional e os processos, deixam os executivos apreensivos, com medo de modernizar a estrutura de suas empresas.

Há diretores por exemplo, que tem crescimento anual da sua empresa e então, arriscam muito pouco. Seguindo a filosofia de “não mexer em time que está ganhando”, preferem continuar com crescimento mínimo a apostar em um novo e grande resultado.

Investimento tímido

Várias são as ferramentas que podem contribuir para digitalizar seu negocio

 Os resultados da pesquisa informam ainda que há um grande consenso entre os entrevistados brasileiros de que a Transformação Digital precisa acontecer dentro dos próximos 12 meses. 

Mas o que se vê são investidos ainda pequenos. Entre 55% dos entrevistados está no planejamento, a construção de aplicativos de interação com o cliente. Enquanto 45% esperam construir e gerenciar propriedades na web.

Quanto às abordagens atuais para os negócios digitais estão Conteúdo Web (75%), E-commerce (63%) e Mídias Sociais (61%).

Entre as duas metas para o negócio local com perspectiva para os próximos 12 meses estão:

Melhorar a experiência do cliente, escolhida por 73% dos entrevistados, e expandir o alcance da marca e do Mercado, com resposta de 49% dos líderes abordados.

 Digitalizar é inovar nas decisões

A modernização de companhias chegou com o conceito de indústria 4.0 que segundo o Wikipedia, “é um termo que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicosInternet das Coisas e Computação em Nuvem”.

E isso tudo aplicado aos processos de manufatura. O conceito já está impulsionando a modernização de companhias de todos os tipos.

E isso tem papel fundamental na coleta e análise de dados, simplicidade na execução de tarefas e na entrega de informações que auxiliam nas tomadas de decisões. Por outro lado, a humanização nas operações continuará sendo necessária.

Foco na experiência do Cliente

Se a pesquisa indicou que 99% dos entrevistados acham que o principal motor para a transformação digital é otimizar a experiência e engajamento dos clientes; outros 61% dizem que o envolvimento do cliente é a prioridade número 1 para os próximos 12 meses, e 50% pretendem investir na construção de aplicações no próximo ano. Os dados convergem para a transformação que deve começar.

Segundo o Vice-Presidente de Soluções Digitais da Progress, Mark Troester, o que vem movendo esta mudança é a experiência do cliente.”As tecnologias digitais estão transformando radicalmente o negócio da forma como o conhecemos. E a força motriz da mudança baseia-se na experiência do cliente. No entanto, muitas organizações continuam a resistir à mudança. É preciso que haja um despertar rápido e que as organizações aceitem que precisam se transformar digitalmente para sobreviver e precisam fazê-lo agora”, esclarece.

De onde virá a mudança e o que falta para acontecer

De acordo com os resultados, 72% os lideres acreditam que a palavra final para as iniciativas digitais partirá dos tomadores de decisão/detentores do orçamento. E 78% dizem que para entregar esforços de transformação digital será preciso um melhor alinhamento de TI e Marketing. E 58% dizem que a alta dependência da TI para entregar estratégia é uma barreira para proporcionar uma melhor experiência do cliente por meio da transformação digital e mais da metade cita a falta de habilidades e liderança como principais dificuldades.

“Esta pesquisa traz à tona a realidade dos desafios da transformação digital de hoje, em um esforço para educar e equipar as empresas com as informações que elas precisam para ter sucesso. A ampla preocupação digital tem sido palpável, mas agora temos dados para provar isso”, reforça Mark.

Resultados

Soluções produtizadas são a chave para esta mudança. Pois podem ser adaptáveis a diferentes conceitos. E elas estão baseadas em inteligência artificial, deep learning e machine learning. Startups e grandes empresas já vem usando estas inovações a fim de otimizar a força de trabalho. Pensar em projetos que levam meses ou anos para conseguir implementar é inviável. As tecnologias estão otimizando as decisões dos gestores.

Enfim, com todas estas inovações nos produtos, serviços e processos, é necessária uma mudança de perfil de profissionais e consumidores. E isso já está acontecendo. Você não acha importante digitalizar os negócios da sua empresa? Comente. Compartilhe.

 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luiz Fernando Gama

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos