Dilema das gerações no mercado de trabalho #leadership

Dilema das gerações no mercado de trabalho #leadership

Introdução

Muito se fala sobre as gerações e o mercado de trabalho, mas será que realmente têm impacto no dia a dia das empresas? Será que realmente há uma grande mudança na gestão de pessoas? E muito se pergunta, se realmente a inovação está relacionada a geração a qual cada pessoa faz parte.

Para ter essas respostas, realizei algumas pesquisas e gostaria de compartilhar um pouco sobre o conhecimento adquirido.

Gerações

A divisão de gerações é marcada pelo ano de nascimento, iniciando após a segunda guerra mundial em 1945, até o momento a divisão ocorre em 4 fases (para aqueles que atuam no mercado de trabalho).

As gerações são definidas por Baby Boomers (entre 1945 e 1964), Geração X (entre 1965 e 1981), Geração Y (entre 1982 e 1994) e Geração Z (entre 1995 e 2010).

Tendo a definição da faixa etária de cada geração, já é possível imaginar em pessoas a qual nós temos convivência, seja em nosso trabalho, amigos e/ou família, e não é difícil identificar algumas diferenças entre cada um como: mentalidade, forma de viver, métodos de comunicação, motivações, entre outros. Obviamente que não devemos generalizar, pois em cada geração sempre teremos aqueles que são fora do comum, mas em sua grande maioria existe um certo padrão.

Desta forma, nós como gestores e líderes, temos que considerar a geração de cada pessoa, pois é fundamental para obtermos o melhor de cada um, motivá-los e ter um bom clima organizacional nas empresas.

Abaixo segue algumas características, para cada uma das gerações:

  • Baby Boomers: lema — manter o “simples”, não mudar o que está dando certo;
  • Geração X: lema — trabalho para ser “recompensado”, crescimento acelerado;
  • Geração Y: precisam curtir o caminho, ter propósito, flexibilidade;
  • Geração Z: buscam a verdade, ética, autodidatas, flexibilidade;

Conclusão

Se analisarmos as características de cada geração, encontraremos pontos positivos e negativos para cada uma delas, e nós como líderes devemos trabalhar, para que as gerações atuem de forma saudável e obtendo o melhor de cada um deles, vale lembrar que independente da idade, cada profissional sempre tem algo a agregar, e a união de todos, faz com que tenhamos sucesso nas demandas diárias.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos