Dilema das redes ou dilema da sociedade atual?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Esse documentário deveria ser chamado: dilema da sociedade atual, pois acaba sendo um reflexo dessa nova geração. Uma geração que tem as informações do mundo inteiro na palma da mão, porém não saber utilizar as informações da forma correta, uma geração que ver um documentário normal, sem muitas novidades e fica horrorizado com o que seriam informações normais. É ou não é o reflexo da sociedade atual?

Sobre os dilemas das redes, eu não vi praticamente nada de novidade e digo mais, eu absorvo muito mais conteúdo vendo a série explicando do que eu vi nesse documentário. As questões abordadas ali são temas que foram debatidos durante a minha graduação (de 2015 e 2018) e muito bem abordados por sinal, sem contar que há diversos cursos explicando esse tema, até mesmo o cursos para entender o algoritmo do instagram, Google ads e facebook por exemplo. Aposto que, quem é da área já teve contato com o tema muito antes.

Se você se assustou com esse documentário, sinto em te informar, mas vem muitas coisas muito mais assustadoras do que isso. Sugiro que entenda um pouco mais sobre Machine Learning, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IOT), Realidade Virtual, Carros Autônomos, Neulink e assim vai. Essas ferramentas informam que quando se trata de tecnologia, o que estamos vivendo hoje é apenas a ponta do iceberg.

Para finalizar, eu levanto as discussões éticas com as seguintes perguntas: de quem é a culpa? São das empresas (Google, Facebook, Instagram)? São das entidades governamentais que não impõe limites para essas empresas? Ou essa culpa é nossa como sociedade?

Devemos deixar de se vitimizar e tomar o protagonismo dessa história, não estou isentando o governo e as empresas, pois eles precisam fazer a parte deles também, porém a nossa parte é fundamental para impactar as próximas gerações, pois hoje as crianças se conectam cada vez mais cedo, no geral, não há limite para eles e isso torna as próximas gerações cada vez mais dependentes das redes sociais. Portanto, dê limites aos seus filhos, sobrinhos, netos e mostre para eles que existe um mundo que pode ser muito bem explorado, além das redes sociais.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos