Dimensionamento do Projeto
Um bom projeto, seja ele de qualquer área, deve prezar por materiais de qualidade, boa relação custo/benefício e atender as demandas do cliente, mas um ponto fundamental para qualquer projeto é ter eficiência e um ótimo dimensionamento.
Em um projeto de uma planta de bioprocessos o dimensionamento abrange vários parâmetros, seja o tamanho das salas e equipamentos, ou a energia elétrica gasta por cada unidade e até mesmo volumes de produção e descarte.
A adequação do projeto é muito importante para o cálculo inicial do investimento (Capex), visando entregar todo o volume de produção esperado pelo cliente. Uma biofábrica, por exemplo, não consiste apenas em Biorreatores, mas nas suas utilidades que vão entregar vapor, água gelada e ar comprimido para o cultivo de microrganismos.
Temos o problema deste cálculo ser subestimado e isso gerar um problema de o cliente não atingir suas metas de produção quando der o start na planta. Isso pode ser corrigido readequando as utilidades e/ou os biorreatores, mas com o ônus de gerar mais gasto do que o previsto no Capex, além do atraso na entrega final do produto.
Um outro problema é um superdimensionamento, que neste caso gera um custo mais alto na operação da biofábrica (Opex), consumindo mais energia, água e gases do que seria necessário, além do custo de Capex também aumentar já que equipamentos de maior capacidade tem um preço mais alto.
O ideal é um projeto que visa um Capex não além do necessário para viabilizar o negócio para o cliente, e que todo o Opex seja bem determinado para sua produção ser financeiramente sustentável, e se possível já prevendo uma ampliação futura sem necessidade de reformas estruturais que paralisem a produção.
A Allbiom não entrega apenas Biorreatores, nós realizamos desde o projeto, passando pela instalação e treinamento até a assistência pós-venda das plantas de bioprocessos. Utilizamos cálculos de engenharia de bioprocessos e muita seriedade. Entre em contato para mais detalhes: