Dinamarca faz acordo histórico para taxar carbono das empresas

Dinamarca faz acordo histórico para taxar carbono das empresas

O Parlamento dinamarquês aprovou o que pode se tornar o imposto mais alto do mundo sobre emissões de gases de efeito estufa para indústrias e energia

A taxa, que será introduzida gradualmente a partir de 2025, ainda não engloba a agricultura, que será objeto de nova negociação ainda este ano. Com a inclusão da agricultura e o transporte já contemplado por uma taxa ainda mais severa, o novo esquema fiscal cobrirá todos os setores da economia dentro das fronteiras dinamarquesas.

O resultado esperado do imposto é uma redução de 4,3 milhões de toneladas de dióxido de carbono em 2030 e 1,3 milhões em 2025. Segundo o anúncio oficial, isso colocaria a Dinamarca no caminho certo para sua meta de redução de 70% até 2030 em relação aos níveis de 1990.

As taxas de carbono têm se mostrado eficazes. Uma análise constatou que o imposto de carbono da Noruega reduziu a poluição por carbono em 2% em sua primeira década, enquanto outro estudo constatou que o sistema de cap-and-trade da UE provavelmente reduziu as emissões em 4% entre 2008 e 2016. Isto foi conseguido com um preço de carbono muito mais baixo do que os patamares propostos atualmente.

O acordo para criação da taxa é amplo e conta com o apoio de cerca de 65% do parlamento, o que significa que o imposto se manterá mesmo no caso de uma mudança de poder. A medida foi bem recebida tanto pela indústria, quanto pelos sindicatos na Dinamarca.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos