Dinheiro e Casamento: por que essa relação é tão difícil?
João e Maria são casados e tem dois filhos. Os dois trabalham muitas horas por dia e, por mais que façam uma renda superior a 20 mil reais por mês, vivem passando dificuldades relacionadas ao dinheiro e a sensação é de baixa qualidade de vida. Já tentaram fazer planilhas algumas vezes, mas abandonaram o processo. A fatura do cartão só aumenta e já tiveram que fazer empréstimo para quitar o cheque especial e o cartão.
Esse é um caso típico de pessoas que chegam aqui pedindo ajuda nas finanças, porque não conseguem entender o motivo pelo qual estão vivendo a situação atual, e muito menos como sair dela. Isso afeta a saúde, o relacionamento e todas as demais áreas da vida. Por que isso acontece?
Há 10 anos eu atendo casais em todo o tipo de situação financeira e quando o assunto é dinheiro, a conversa as vezes é difícil, porque o dinheiro não é apenas um número ou um papel.
Não é possível separar o dinheiro das emoções, e o dinheiro traz consigo o significado que cada um dá, de acordo com as experiências que viveu e que foram associadas a ele. Além disso, o dinheiro representa a necessidade mais elementar do ser humano: a segurança e a sobrevivência. Então, quando a pessoa abre a vida financeira, é como se se revelasse, e isso assusta.
No casamento isso fica ainda mais difícil, porque são duas histórias, interpretadas de forma muito diferentes, que se juntam. E como o dinheiro se tornou um tabu, o diálogo não acontece ou quando acontece gera desconforto. O resultado é que o casal serve ao dinheiro, ao invés de usarem o dinheiro para servir à família.
A boa notícia é que tem solução, mas é preciso que cada um assuma 100% da responsabilidade e que deixem o adulto assumir o comando. Muitos ainda deixam a criança tomar conta da situação, por isso o comportamento fica parecendo o de adolescente: cheio de emoção e sem ação.
A boa notícia é que tem solução e eu compartilhar com você algumas ideias do que pode ser feito agora, para resolver isso.
O que fazer, então?
Se nós vimos que a forma como o outro se comporta depende da interpretação que este fez da história que viveu, o primeiro passo é sair do meu lugar e me colocar no lugar do outro. Esse exercício de dissociação, me faz enxergar a situação pelo olhar do outro, e isso muda a perspectiva. Pode-se também olhar a situação como um terceiro. Imagine-se saindo de si e olhando para você e o seu cônjuge nessa situação. Você vai tirar um pouco das emoções envolvidas e isso te dará uma nova visão.
Feito isso, você estará pronto para se abrir um pouco mais e encarar a situação de forma mais leve e harmoniosa. Você estará pronto para dar o próximo passo.
Recomendados pelo LinkedIn
Por que essa relação começou? Qual é o propósito do casamento? É uma competição? É uma guerra? Por que a família existe?
O principal motivo pelo qual as pessoas não se entendem, é porque tem conceitos sobre as coisas. Se eu tenho uma visão limitada do casamento, por exemplo, o outro muitas vezes vai parecer um inimigo. Se eu entendo que o casamento é Criação de Deus e a família é o meio pelo qual aprendemos a amar o próximo, o meu comportamento será diferente. Se eu entendo que a dificuldade é para unir forças, vou olhar para isso de forma diferente.
Feita essa introdução, é hora de por a mão na massa. Entramos no processo de Clareza Financeira. Nesse ponto, é só entender o que se vive e o que se quer viver. Essa análise pode ser feita com planilhas, com aplicativos (eu tenho um aplicativo que automatiza isso), com chatGPT. Há inúmeras formas simples de fazer, mas não é fácil.
Não é fácil porque na rotina, é como se estivéssemos dentro de um furacão. Quem está dentro de um furacão não vê nada, está apenas em uma grande turbulência. É preciso serenar, sair do furacão para ver o furacão.
É por isso que com acompanhamento é muito mais fácil de fazer o processo. Uma pessoa que não está emocionada, que olha a situação de fora, consegue enxergar coisas que os membros da família não enxergam, porque estão dentro da situação.
Além disso, é preciso método para sair da situação. Eu observo que as pessoas querem fazer tudo ao mesmo tempo e sair da situação em um passe de mágica. Isso as mantém perdidas.
Faça apenas uma coisa de cada vez e pense apenas em qual é o seu próximo passo. Assim, gradativamente, você vai resolvendo todas as coisas.
Eu posso te ajudar. Comece acessando o treinamento "Clareza Financeira", clicando AQUI.