Direcionamento da equipe e motivação

Direcionamento da equipe e motivação

De vários momentos no dia de um profissional, a forma como ele chega no final do dia diz

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

muito sobre como ele tem sido liderado.

Em conversa com uma amiga, ela tem se sentido exausta e improdutiva, como se suas entregas fossem vazias e sem valor.

Uma aprofundada na conversa, vi que ela estava trabalhando sem uma visão de alinhamento de suas entregas e faltando autonomia para decidir como fazer algumas etapas.

Nesta situação, fica até mesmo difícil orientar e aconselhar, já que as decisões de gestão de tempo, priorização e otimização, só fazem sentido quando temos um direcionamento claro.

Um segundo fenômeno é que nem sempre todos do time estão empenhados em serem produtivos. Dessa forma, alguns colegas esperam as demandas e são pouco pró ativos, gerando a sensação que não estão fazendo a parte deles.

Esse sentimento de "trabalhar mais que os outros" aliado a uma sensação de trabalho que NÃO gera valor, acaba sendo um fator de stress para o colaborador, pois este não consegue perceber a meritocracia, mesmo se esforçando mais

Esse sentimento de "trabalhar mais que os outros" aliado a uma sensação de trabalho que NÃO gera valor, acaba sendo um fator de stress para o colaborador, pois este não consegue perceber a meritocracia, mesmo se esforçando mais.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Para não gerar esse desalinhamento de expectativas e manter a motivação do time com nível elevado é fundamental deixar claro as expectativas, a direção e as orientações necessárias.

Com o tempo e convivência, o gestor deve capacitar o time para que tenha cada vez mais autonomia, de forma que a criatividade aconteça de modo conciso e possa ser aproveitada em seu máximo.

Times alinhados e autônomos sabem onde querem chegar, sabem o que devem fazer e principalmente que são responsáveis pelos COMOS da estratégia, favorecendo um ambiente meritocrático e com uma redução do stress!
Anderson Burioli

Engenheiro Mecânico | Técnico em Monitoramento | Analista de vibração

2 a

Realmente Marcelo Sandoval Bernardo a autonomia é fator preponderante para o desenvolvimento e engajamento... 👏👏👏 excelente reflexão

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos