DIRETO AO PORTO | Inovação e sustentabilidade na Engenharia Portuária: Moegão e outras soluções para o futuro
Por Victor Kengo
Na Portos do Paraná, mantemos um compromisso contínuo com a eficiência operacional, a inovação e a sustentabilidade, assumindo o desafio de transformar nossos portos em verdadeiros hubs logísticos de excelência. Temos a responsabilidade de fornecer toda a infraestrutura portuária necessária para garantir uma operação eficiente, segura e sustentável. À frente da Diretoria de Engenharia e Manutenção, lidero o projeto do Moegão, uma das iniciativas mais disruptivas e transformadoras para o cenário portuário nacional. Com previsão total de investimento de 592 milhões de reais, este projeto trará avanços significativos tanto na eficiência das operações quanto na integração do porto com a cidade.
Embora o Moegão utilize tecnologias já conhecidas, a verdadeira inovação está no conceito: trata-se de uma centralização logística sem precedentes. Hoje, cada terminal no Porto de Paranaguá possui sua própria moega para recebimento ferroviário de carga. Com o Moegão, centralizaremos o recebimento em um único ponto. A carga será descarregada e distribuída por correias transportadoras aéreas para os onze terminais localizados no setor leste do Porto de Paranaguá. Uma solução logística moderna e integrada que trará mais eficiência ao complexo portuário.
Essa mudança logística permitirá um aumento de 65% na capacidade de recepção de trens, passando de 550 para 900 vagões por dia. Os trens não precisarão mais entrar individualmente em cada terminal, mas sim descarregar suas cargas em um único ponto, otimizando o processo. Este novo fluxo não apenas aumenta a eficiência, mas também reduz significativamente a emissão de CO₂ em comparação com o transporte por caminhões, que ainda é a principal forma de movimentação de carga do complexo.
Além dos benefícios ambientais, o Moegão trará melhorias diretas para a mobilidade urbana. Mapeamos 16 passagens de nível na região que serão reduzidas para apenas cinco. Além disso, os trens seguirão em movimento contínuo, sem paradas ou manobras que bloqueiem o trânsito. Esta operação mais fluida reduzirá o tempo de espera e o impacto no trânsito local.
Recomendados pelo LinkedIn
A implementação do Moegão não é apenas uma questão de engenharia, mas um quebra-cabeça complexo que exige compatibilização entre as operações portuárias e o andamento da obra. Localizado em uma região de alto fluxo operacional, os terminais dependem diretamente dos acessos ferroviário e rodoviário para suas operações. Manter a obra avançando sem impactar a operação dos terminais exige alinhamento constante entre todos os envolvidos. Por isso, realizamos reuniões semanais com os terminais, a diretoria de operações e as contratadas, garantindo que cada etapa esteja em sintonia e que as atividades de todos sejam respeitadas.
Embora o Moegão seja nosso projeto mais ambicioso em curso, a engenharia portuária na Portos do Paraná abrange outras áreas essenciais como a engenharia marítima, que inclui atividades fundamentais como dragagem, batimetria, sinalização náutica e infraestrutura de acostagem. A dragagem mantém a profundidade adequada do canal de acesso, bacias de evolução e berços, permitindo a navegação segura de embarcações. O serviço de batimetria monitora as condições do fundo marinho. Já a sinalização náutica orienta as embarcações, garantindo rotas seguras. Além disso, a infraestrutura de acostagem, composta por cais, píer e seus acessórios, permite que os navios atraquem com segurança, permitindo o embarque e desembarque das cargas. Processos que envolvem discussões técnicas de engenharia muito específicas para a otimização do uso da infraestrutura existente, otimizando o fluxo operacional, aumentando a eficiência de atracação e desatracação dos navios e permitindo a utilização de calados maiores com a devida segurança operacional.
Além disso, chamo a atenção para os serviços de manutenção, muitas vezes invisíveis ao público, são fundamentais para a operação eficiente e segura do porto. Grande parte dos esforços da Diretoria de Engenharia e Manutenção são direcionados à manutenção de infraestrutura, que abrange desde tarefas simples, como troca de lâmpadas e tomadas, até serviços mais complexos, como a manutenção geral dos shiploaders. A manutenção civil, elétrica e mecânica ocorre de forma constante, 24 horas por dia, para evitar falhas que possam interromper as operações do porto. Esse trabalho assegura que os equipamentos portuários funcionem de maneira otimizada, mantendo o fluxo e a segurança operacional, fundamentais para a competitividade e eficiência da Portos do Paraná
Seja na manutenção das estruturas portuárias, das mais simples as mais complexas, seja na condução de projetos pioneiros no país, a Diretoria de Engenharia e Manutenção trabalha para atender as demandas do mercado, da segurança, do meio ambiente e da comunidade. Com infraestrutura robusta e soluções inovadoras, o nosso trabalho é facilitar o fluxo das cargas e impulsionar o desenvolvimento econômico do nosso estado, integrando o porto à cidade e beneficiando toda a comunidade. Esses esforços se traduzem em um aumento contínuo da eficiência do porto e em uma percepção cada vez mais positiva e destacada da Portos do Paraná como referência no cenário nacional e internacional.
Victor Kengo , diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná.
--
6 dMuito sucesso nessa nova jornada!
Gerente Geral na Interalli Grãos
1 mPra cima !!!
Proprietário na STANDARD BRAZIL - MARINE SURVEYS & SERVICES LTDA.
1 mParabéns! Através do trabalho diligente é que se consegue vencer os desafios logisticos e que mantém o porto de Paranaguá como referência. Bons ventos!!!
Coordenador de Infraestrutura e Comunicação- Diretoria Empresarial - Portos do Paraná - Porto de Paranaguá
1 mSucesso meu caro.