DIRETRIZES NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

DIRETRIZES NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Empresas estabelecidas gastam enormes recursos tentando se transformar em líderes digitais de algum novo ecossistema, no entanto, normalmente o resultado é sofrível. Muitos executivos acreditam que a ameaça representada pelos disruptores digitais exige uma resposta gigantesca e destruidora dos modelos de negócios estabelecidos.

No entanto, a solução é adotar uma abordagem incremental de transformação digital e que seja orientada pela descoberta de oportunidades. A indicação é procurar problemas para resolver com a tecnologia digital, explorando o valioso conhecimento sobre os clientes, o amplo ambiente operacional e vasto conjunto de talentos da organização, enquanto se aprende o caminho para um novo modelo de negócios.

 

Inteligência Artificial:

Estamos assistindo o surgimento de um novo tipo de empresa em que a IA é a principal fonte de criação de valor. O modelo de operações orientado pela Inteligência Artificial confunde os limites que costumavam separar os setores industriais e agora alteram completamente as regras da concorrência empresarial. Tanto para as start-ups digitais como para as empresas tradicionais, é essencial compreender o impacto revolucionário que a IA tem nas operações e na concorrência.

Os esforços de muitas empresas para ampliar a inteligência artificial são insuficientes. Isso ocorre porque raras estão envolvidas em práticas básicas que apoiam a adoção generalizada dessa ferramenta. Tecnologia de ponta e pessoas talentosas não são suficientes: as empresas devem quebrar as barreiras organizacionais e culturais que impedem o uso da IA.

Os líderes empresariais devem apresentar a urgência das iniciativas de IA e os seus benefícios para todos; gastar o mesmo em contratações quanto em tecnologia; organizar o trabalho de IA com base na maturidade da IA, na complexidade do negócio e no ritmo de inovação da empresa e finalmente, investimento na educação em IA para todos os envolvidos.

Grande parte do trabalho realizado em transformações bem-sucedidas de IA incide em uma área cinzenta em termos de responsabilidade. As principais tarefas – definir a direção dos projetos de IA analisar os problemas que eles resolverão, construir os algoritmos, projetar as ferramentas, testá-las nos usuários finais, gerenciar a mudança e criar a infraestrutura de TI de suporte – podem ser de responsabilidade de uma área unificada entre TI e comercial, como um hub, ou de responsabilidade dos representantes dos clientes e compartilhado com a TI.

As empresas devem reimaginar os seus processos de negócio, concentrando-se na utilização da IA para obter mais flexibilidade ou maior velocidade operacional, maior escala, melhor tomada de decisões, além de aumentar a personalização de produtos e serviços.

A inteligência artificial vem transformando os negócios – com impacto mais significativo quando congrega e amplia o número de trabalhadores humanos em vez de os substituí-los. As empresas obtêm os maiores ganhos de desempenho quando humanos e máquinas inteligentes trabalham juntos. São necessárias pessoas para treinar máquinas, explicar seus resultados e garantir seu uso responsável. A IA, por sua vez, pode melhorar as competências cognitivas e a criatividade dos seres humanos, libertar os trabalhadores de tarefas de baixo nível e ampliar as suas capacitações.

As organizações que utilizam máquinas apenas para deslocar trabalhadores através de automações perderão todo o potencial da IA. Essa estratégia é equivocada: os líderes de amanhã serão aqueles que adotarem a inteligência colaborativa, transformando as suas operações, os seus mercados, as suas indústrias e, principalmente, a sua força de trabalho.


O texto foi elaborado utilizando conceitos de casos de negócios de Harvard Business Review: “On Leading Digital Transformation” e “On AI, Analytics, and the New Machine Age”.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Joao Orlando Vian

  • Como tornar o design thinking o processo essencial à inovação

    Como tornar o design thinking o processo essencial à inovação

    Acompanho com grande interesse os processos de inovação nas organizações, principalmente as genuínas tupiniquins. As…

    1 comentário
  • Um quebra-cabeça chamado Brasil

    Um quebra-cabeça chamado Brasil

    Aproveitei um excelente artigo do jornalista do O Estado de São Paulo – João Gabriel de Lima, de 16 de janeiro de 2021,…

  • Gestão de Crises

    Gestão de Crises

    Crise é a sequencia acelerada de eventos que causa perda de controle e consequencias crescentemente indesejáveis…

    1 comentário
  • Inovação como oportunidade

    Inovação como oportunidade

    A inovação está de volta ao topo da agenda corporativa. Nunca foi uma moda passageira, mas sempre dentro ou fora de…

    3 comentários
  • Gestão Estratégica de Design

    Gestão Estratégica de Design

    O conhecimento acumulado sobre o tema objetiva promover o design como uma estratégia para organizações que buscam…

  • Novo Curso de Gerenciamento de Projetos na Strategia

    Novo Curso de Gerenciamento de Projetos na Strategia

    O Curso Gerenciamento de Projetos objetiva apresentar e aplicar o conjunto de conhecimentos, habilidades, técnicas e…

  • Planejar e Fazer Acontecer

    Planejar e Fazer Acontecer

    Revendo alguns conceitos incorporados há cerca de 15 anos, a partir de várias leituras sobre estratégia corporativa e…

  • Gerenciamento do Desempenho Organizacional

    Gerenciamento do Desempenho Organizacional

    Gerenciar o desempenho organizacional é uma das práticas mais tradicionais da administração, embora nunca deixará de…

  • Não desperdice negócios

    Não desperdice negócios

    Os conflitos empresariais acontecem em todos os setores e a qualquer instante e por isso, os desafios mais comuns do…

  • “Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável” (Sêneca)

    “Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável” (Sêneca)

    Parodiando a frase do filósofo romano Sêneca, se em algum momento do seu empreendimento você se perdeu, é preciso parar…

    3 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos