Disponibilizada nova metodologia de avaliação do sistema radicular para confirmar a eficiência de insumos.

Considerando a extrema importância que o sistema radicular representa no desenvolvimento das plantas e as frequentes instabilidades climáticas que provocam situações comprometedores às lavouras, foi desenvolvido e validado, na dissertação de mestrado do Eng. Agrônomo Victor Sommer, conduzida na Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, uma metodologia inédita de avaliação do sistema radicular, a ser utilizada como importante ferramenta de apoio em programas de melhoramento genético de soja entre outras aplicações.

A metodologia foi desenvolvida para ser utilizada diretamente no campo e baseia-se na quantificação da tração necessária para extrair as plantas do solo. Para tanto foi desenvolvido um equipamento mecânico-digital portátil que é fixado na base do caule das plantas. Esta conexão é ligada a um dinamômetro digital ao qual, através de uma alavanca mecânica, é aplicada uma tração gradativa e crescente até que a planta avaliada seja totalmente extraída do solo. Neste exato momento, com auxílio do dinamômetro, é realizada a leitura e o registro da máxima tração necessária para extrair a planta do solo. A aplicação desta metodologia segue todos requisitos inerentes a condução de ensaios de pesquisa agronômica. A conclusão da aplicação desta metodologia é que a avaliação do sistema radicular de cultivares é efetiva na seleção de novas cultivares em programas de melhoramento genético, apresentando coeficientes de correlação significativos com todos os componentes de rendimento.

A metodologia foi inicialmente desenvolvida para apoiar empresas obtentoras em seus programas de melhoramento genético de soja, mas, trabalhos recentes tem demonstrado que sua aplicação também é indicada para outras culturas como o milho e o trigo. Considerando esta flexibilidade comportamental, novos trabalhos estão sendo realizados para validar a aplicabilidade da metodologia de avaliação do sistema radicular por tração de plantas também para as culturas de algodão, arroz, feijão, cana-de-açúcar e forrageiras.

Pesquisas recentes tem demonstrado que esta metodologia está também sendo empregada ratificando, de forma objetiva, a resposta que insumos químicos, biológicos ou práticas de mecanização agrícola, apresentam no sistema radicular das plantas e seus efeitos diretos sobre a expressão de sua produtividade. Dentre eles podem ser citados produtos como os tratamentos de sementes com fungicidas, inseticidas e nematicidas, estimulantes de crescimento radicular, biorreguladores, bioestimulantes, fertilizantes, corretivos, estruturadores de solo, a expressão do vigor das sementes e outros.

O grande protagonista desta metodologia é o sistema radicular que, através de sua expressão, pode-se qualificar cada insumo empregado resultando em rendimentos diferenciados. A utilização desta metodologia possibilita, à cada usuário, definir os insumos que apresentam o melhor custo benefício.

A referida metodologia é patenteada pela empresa INTEGRITY – Consultoria Agronômica e está sendo disponibilizada, através da prestação de serviços, à todas empresas produtoras de insumos químicos, biológicos no sentido de selecionar os produtos mais indicados para cada situação.

               Informações adicionais sobre este assunto podem ser visualizadas no seguinte endereço: www.facebook.com/integritytecnologiaenraizada

 


Tatiana Benedetti

USDA-ARS Postdoctoral Fellow/ Research Nematology/Soil Scientist

7 a

Muito interessante essa metodologia! Já vi alguns resultados fantásticos !

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos