Disque-denúncia e sistema para monitorar ocorrências de violência escolar #9
Disque-denúncia e sistema para monitorar ocorrências de violência escolar
O presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores, sancionou uma lei que cria um sistema de monitoramento de violência escolar e a implantação de um disque-denúncia para ocorrências dessa natureza.
Entenda o porquê. Após os ataques ocorridos em São Paulo (SP) e Blumenau (SC), o governo tem se empenhado em agir para conter o avanço da violência escolar no país.
Em julho, o governo repassou R$ 170 milhões ao programa Escola Segura, que foi em abril visando reforçar a segurança nos centros educacionais brasileiros através de patrulhas escolares, monitoramento cibernético e capacitações aos profissionais da área de segurança.
Como vai funcionar? O Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (SNAVE) deverá mapear ocorrências de violência escolar e prestar apoio a instituições de ensino consideradas violentas, além de criar programas educacionais para a formação da cultura da paz.
De acordo com a lei, o governo criará um disque-denúncia para que as pessoas possam relatar tanto casos de violência quanto situações de risco.
As ligações serão gratuitas e funcionarão em todo o Brasil.
O governo de São Paulo não receberá material didático e decisão levanta opiniões
Em 2024, as escolas estaduais de São Paulo terão apenas livro digital a partir do 6º ano, ficando limitado aos anos escolares iniciais o material didático físico.
Fique por dentro. O governo paulista decidiu abrir mão da verba de para material didático e usará só livro digital a partir do 6º ano após janeiro de 2024.
Nem começou e já querem o fim. A Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), entidade responsável por unir as editoras de livros escolares, se manifestou contra a iniciativa do governo de SP.
O Ministério da Educação também se pronunciou… O MEC disse seguir “de portas abertas ao diálogo e à cooperação junto a estados e municípios, sempre cumprindo o papel de articulação dos entes para a construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade para os estudantes brasileiros”, que, convenhamos, é o que todos queremos.
O que você achou da decisão do governo paulista?
Lula diz que ensino em tempo integral: “não é só deixar alunos na escola o dia inteiro”
O atual presidente do Brasil sancionou a lei que institui o Programa Escola em Tempo Integral.
Sobre o Programa Escola em Tempo Integral. O programa objetiva aumentar o número de matrículas de tempo integral na educação básica de todo o país.
Mais que “só deixar na escola”. De acordo com as palavras de Lula, o ensino integral “é oferecer atividades complementares ao ensino formal, que melhor desenvolvam a capacidade dos estudantes. É garantir os melhores estímulos intelectuais, sociais e psicossociais”.
Corrida contra o tempo. Lula lamentou que “sempre se utilizava o discurso de que isso é gasto, a gente nunca se perguntou quanto custou não fazer”, e de que no Brasil “nunca fizemos as coisas no tempo necessário”.
Além da ampliação do tempo de permanência, o programa visa utilizar de outras estratégias para melhorar as condições de aprendizagem.
Recomendados pelo LinkedIn
🌎O que está acontecendo no mundo?🌎
💣"Mas não fomos nós que invadimos o país deles. Eles vieram até aqui", diz uma sniper ucraniana que combate os russos ao lado de 5 mil mulheres soldados
💥Maracutaia nas eleições colombianas… Filho do presidente colombiano diz que traficante deu dinheiro para a campanha do pai
👽Será que é alguma mensagem divina ou alienígena? “Ponto de interrogação” cósmico é encontrado em imagem de telescópio da Nasa
🐋Nova descoberta de 30 milhões de anos… O fóssil encontrado no Peru que pode ter sido do animal 'mais pesado que já existiu'
"Da mesma forma que Europa não é uma coisa só, nós também somos de muitos povos", comenta um dos autores de livro que aborda as diferenças culturais entre quatro povos originários
Seu melhor vendedor é o seu cliente…
Mas ninguém fala sobre como você pode fidelizar um aluno visando matricular mais pessoas através dele.
Pensando em mudar isso, preparamos uma matéria inédita no nosso blog sobre como vender mais através da fidelização.
Estratégias incríveis para garantir resultados melhores esperam por você aqui!
“Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca.”
Darcy Ribeiro foi um grande escritor brasileiro e sua luta pela educação inclusiva e pela valorização da cultura brasileira são inesquecíveis.
Eu reflito. Tu refletes. Nós refletimos e evoluímos…
As transformações não ocorreram pela resignação, mas pela indignação.
A educação é isso, em sua totalidade e para todas as pessoas: um lugar de questionar e de mudar, afinal a sociedade necessita de um lugar onde um futuro melhor possa ser construído.
E se não na escola, através do conhecimento, onde então?
Se você curtiu o conteúdo, não deixe de compartilhar com seus colegas de trabalho e conhecidos. É sempre ótimo ficar por dentro do que está acontecendo na educação e no mundo!
Até semana que vem ;)
Edição #10
🚀 CEO @inspiremaisdigital 📚 Fundador @gruposchmitteducacional
1 a👏
Marketing | Trafego Pago | Social Media | Vendas
1 a👏🏻