Disrupção corporativa - desconstruindo para avançar!
Disrupção corporativa : tome os riscos certos, assuma o domínio e evite a zona de conforto!
*Por André Santos, community evangelist Mercado Livre
Disrupção é um termo novo e quem quer seguir carreira no empreendedorismo é crucial entender que esse jargão é algo novo ou que traz novidade a um público modesto até servir todo um segmento.
É o momento de atrelarmos esse movimento e suas nuances ao perfil profissional que queremos construir ou desejamos em nossos times e empresas.
Assumir risco é algo crucial na carreira, não acredito que seja algo que nos seja imposto, mas quando acreditamos que estamos no lugar certo, na hora certa, e temos nossa intuição alinhada com nossos propósitos, o risco torna-se oportunidades! A vontade de fazer acontecer em algo novo, em algo jamais pensado pelo “todo”, é hora de desconstruir e assumir domínio de situações.
O mercado de e-commerce passa por este momento, empresas estão de olho em cenários novos, experiências, novas sensações e impacto social disruptivo e como costumo falar: “disavassalador”.
Como diz Peter Thiel, fundador do PayPal, “disrupção se metamorfoseou em um jargão autocongratulatório para qualquer coisa que se faz passar por nova e moderna”. Clayton Christensen, professor de Harvard. Ele se inspirou no conceito de “destruição criativa” cunhado pelo economista austríaco Joseph Schumpeter em 1939 para explicar os ciclos de negócios.
Segundo ele, o capitalismo funciona em ciclos, e cada nova revolução (industrial ou tecnológica) destrói a anterior e toma seu mercado.
Ser intraempreendedor é algo que toda empresa deveria fomentar entre os colaboradores neste momento de disrupção que estamos vivendo, trazer os riscos, assumir domínio de sua carreira e evitar que suas ideias e carreira sejam colocadas em uma zona de conforto!
Catching the Wave
Indico a leitura do artigo Resumo de: “Tecnologias Disruptivas: Pegando a Onda” Por: Joseph L. Bower e Clayton M. Christensen
Traz uma visão espetacular do que as empresas devem fazer atualmente com a desconstrução de tecnologias, isso mesmo! É o momento de avançar com tecnologias disruptivas no ciclo de negócio, As novas tecnologias permitirão às empresas um novo futuro, sem medo, sem barreiras. Entenda o que está iniciando em nosso mercado, o melhor está chegando em ondas de aprendizagem e desconstrução daquilo que sempre achamos ser o correto ou aceito.
É hora de mudar! Desconstruir, criar e co-criar para avançar assumindo riscos, tomando posições de destaque em mercados já conquistados ou a serem conquistados e jamais em zona de conforto.
Gestão e Consultoria de vendas Ademicon
6 mAndré, Obrigada por compartilhar!