Disrupção Digital em Evento da APE

Disrupção Digital em Evento da APE

Os desafios inerentes à oferta de valor para o utilizador final num contexto de digitalização da vida moderna, em que os millennials estão prestes a ocupar a maioria da força de trabalho e, consequentemente, da economia, são novos para a indústria. As oportunidades de endereçar uma base social ampla e informada, que adota novas tecnologias com facilidade, motivada a consumir ou trabalhar em associação a marcas com um propósito, que partilha e valorize experiências, são também novas.

Os players que se transformarem para endereçar esta nova realidade social serão os mais bem sucedidos.

O tema da digitalização do setor e da sociedade em torno da Energia foram o mote da conferência anual da Associação Portuguesa da Energia deste ano. Neste evento tive a oportunidade de participar um painel de debate sobre o tema da aplicação de tecnologias digitais às redes de energia elétrica, com a presença do António Vidigal, do Hélio Jesus e do Manuel Matos Fernandes, que dotaram a sessão de visões amplas sobre a matéria. 

Foi neste evento clara a partilha entre todos os agentes das expectativas de acréscimo de valor para a indústria e sociedade com a introdução de tecnologias digitais. A digitalização da rede não é nova e é um movimento progressivo que tem vindo a ocorrer desde os anos oitenta. O que estamos a assistir hoje é uma aceleração desse processo, com maior capacidade de controlar fluxos de energia através de tecnologias com o armazenamento e produção dispersos, com uma progressão das necessidades de flexibilidade em toda a rede e com uma pressão forte para a otimização de todos os elementos da cadeia de valor de forma a disponibilizar energia elétrica renovável, confiável, de qualidade e económica.

A única forma de assegurar este objetivo é com aplicação massiva de tecnologias avançadas de automação de rede, hoje suportadas amplamente por eletrónica e software, desde a simples medida de tensão ou corrente até ao smartphone.

As 4 grandes razões para as redes Inteligentes:

Este foi mais um excelente evento nacional da Associação Portuguesa da Energia, contou com a participação de oradores reputados nacional e internacionalmente e reuniu a comunidade do sector da energia elétrica em Portugal com o apoio de empresas como a EDP, a Accenture, a Efacec e a Siemens. Mais informação e programa completo no site da APE.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rogério Paulo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos