Disrupção ou Evolução
"Falhar é uma opção aqui. Se você não está errando, não está inovando o suficiente."
Elon Musk
A última quarta-feira, 27/05/2020, marcou o início da primeira missão ao espaço, apesar do adiamento do lançamento devido às más condições climáticas, utilizando foguete e nave comerciais, ou seja, desenvolvidos e construídos por uma empresa privada em atendimento à um processo de aquisição da NASA (National Aeronautics and Space Administration), uma agência do governo americano.
O primeiro ponto a ser destacado foi a associação comercial das marcas do grupo econômico controlador da empresa privada, SPACE X, ao evento. Destaque para a chegada dos astronautas em um veículo Tesla Model X branco, acabando com a tradição do uso da Astro Van. O segundo ponto de destaque, foram os trajes dos dois astronautas da NASA, que não apenas apresentaram um design impactante, extremamente limpo e minimalista, mas que também aproximaram a viagem ao espaço do público em geral, dada a extrema facilidade de locomoção. Segundo Elon Musk, o traje levou quase quatro anos para ser concluído, pois o desafio era fazer algo funcional e bonito, contando para o seu desenvolvimento com a ajuda do estilista e figurinista de Hollywood Jose Fernandez. Mas, o terceiro e principal ponto a ser destacado, além de toda a tecnologia envolvida neste tipo de projeto, foi o design do cockpit da nave Dragon, extremamente orientado ao usuário e prático, dada a incorporação de algoritmos que permitem praticamente um voo autônomo, tornando os astronautas passageiros.
Na ilustração da Figura 1, são apresentados os cockpits das principais naves da NASA e da primeira nave da SPACE X. É espetacular o contraste, o que abre a discussão entre evolução e disrupção.
Figura 1 - Cockpits de Naves Espaciais
Independentemente da posição de cada um, o que se pode ver é um avanço significativo que considerou toda a experiência acumulada por décadas dos principais especialistas da NASA e a intersecção como novas disciplinas e técnicas que não faziam parte das pesquisas espaciais até então, pois agora, o objetivo é tornar este tipo de missão em algo que o público em geral poderá ter acesso, assim como aconteceu com as viagens utilizando aviões comerciais.
Para as organizações, a lição a ser retirada é que existe a necessidade urgente de uma transformação em seus Modelos de Gestão e de Vendas, permitindo a incorporação de novas tecnologias que tomem decisões por meio de algoritmos especializados e da coleta em tempo real dos dados de todos os processos de negócio, gestão autônoma, bem como a simplificação dos controles e da interação dos clientes em associação direta com a Estratégia de Negócio e o Modelo Operacional, permitindo maior agilidade na interpretação das informações, incremento na eficácia das decisões tomadas e extrema eficiência na execução dos processos, em especial dos associados às transações comerciais.
Quer discutir seus indicadores e métricas? Quer avaliar seu dashboard executivo? Quer avaliar seus controles de processo? Quer avaliar a usabilidade do seus Canais de Venda e Atendimento? Quer avaliar sua Estratégia de Marketing? Quer conhecer como as novas tecnologias podem contribuir com o incremento da Produtividade de sua organização? Escreva para "ivan_luizio@hotmail.com".