A diversidade como fator estratégico para o sucesso das organizações.
A diversidade como fator estratégico para o sucesso das organizações.
Você sabe realmente o que a palavra DIVERSIDADE significa?
Há quem diga, que diversidade é contratar pessoas com deficiências para trabalhar na empresa, sim, isso faz parte do guarda-chuva que chamamos de Diversidade. Mas o conceito de diversidade vai muito além de somente contratar profissionais com deficiência, ele age na seleção, desenvolvimento e retenção de pessoas com deficiências, de diversos gêneros, de muitas raças, etnias diferentes, gerações diferentes, classe sociais diferentes, nacionalidades diferentes, orientações sexuais distintas, tipo físicos diferentes, bairros diferentes, cidades diferentes, crenças diferentes, escolaridades diferentes, experiências profissionais diferentes e por ai vai. O conceito de Diversidade fala sobre o resultado gerado por conta da relação entre pessoas diversas e suas contribuições pessoais, que são diferentes do que a maioria sugeriria para determinado tema. Por exemplo, ninguém vai saber falar melhor sobre o que é ser uma pessoa com deficiência dentro de determinada situação, do que a própria pessoa com deficiência. Então porque não trazer essa pessoa para agregar com sua experiência pessoal no trabalho e nos resultados? Grupos de trabalho diversos, obtém as melhores performances de produtividade e criatividade justamente por conta da infinidade de contribuições que surgem dessa conexão.
É fundamental ressaltar que para que a Diversidade seja sustentada em determinado meio (profissional, social ou familiar), é consequentemente preciso que exista Respeito. Uma cultura de respeito, atua como fator estratégico diretamente no que vai ser decisivo para a obtenção de resultados positivos, a autenticidade. Proporcionar um ambiente onde as pessoas tenham a liberdade de poderem ser quem realmente são, é garantia da existência de pessoas altamente criativas, produtivas e felizes.
Também é de conhecimento de todos, que as pessoas quando encontram um ambiente fértil para serem autenticas, elas se conectam mais rapidamente com o seu proposito de vida e consequentemente, se engajam com as causas da empresa gerando melhores resultados para o negócio.
Temos um desafio muito grande quando falamos da gestão de talentos diversos, você gestor(a) está preparado(a) para conhecer a diversidade do outro? Você sabe como se conectar com o que o outro tem de diferente de você? A orientação mais importante para essas questões é CONHEÇA o mundo do outro e OUÇA a voz do outro, essas duas ações são o seu passaporte para uma parceria de sucesso. Ninguém melhor do que o outro para dizer como essa “diferença” pode agregar no seu mundo.
Por fim, podemos afirmar que a atração e o acolhimento interno de todo tipo de diversidades organizacional, é um claro fator estratégico para qualquer empresa que queira se destacar e lucrar no mercado atual. Times diversos produzem mais e de forma mais criativa por conta do alto número de experiências e percepções pessoais envolvidas em um mesmo projeto. O quanto mais o seu quadro de colaboradores for diverso, mais respostas diferentes e inéditas você vai ter para os seus problemas de negócio, e isso é um diferencial enorme para o mercado concorrido que enfrentamos diariamente.
Agora fica a seu critério, ter uma empresa com uma estrutura organizacional heterogenia gerando sempre os mesmo resultados que já são esperados ou um time diversificado que produz mais com ideias inovadoras?
Reforço que se decidir construir times diversificados, também precisará garantir que todas as diversidades seja respeitadas e acolhidas pela cultura e pelo clima organizacional da sua empresa. Caso contrário, só estará perdendo tempo e desengajando profissionais que poderiam ser o seu fator diferencial no mercado.
Autor: Julio Cesar Oliveira