Diversidade de Gerações
Gerações ! Encontramos desde os veteranos possuidores de grande experiência com um perfil que valoriza sacríficos até os baby boomers com capacidade para fazer carreiras, que focam bastante no lucro, valorizando muito suas posições de lideranças, geração X apresentando perfil mais competitivo, mais reflexivo a diversidade , visando objetivos e competências, buscando equilíbrio na vida pessoal e profissional , geração Y os inovadores , que gostam de desafios , avessos as formalidades, possuem consciência social acentuada e os da geração Z , os nativos digitais e autodidatas online . Enfim, a cada era surge uma nova sociedade dentro de uma existente e isto é fato .
Imagine que você pudesse ser um indivíduo baby boomers, x , y e Z ao mesmo tempo . Bom, isto não seria possível, em sua totalidade, por questões históricas e relativas a era vivida. Os bloomers sofreram influências educacionais, econômicas e culturais do seu tempo assim como os da geração x, y e z. As influências temporais moldaram estes indivíduos construindo características típicas de cada geração.
Mas enquanto organização, seria possível ter todas as gerações num ambiente?
Um levantamento realizado pelo site Vagas.com, há dois anos, apontou os motivos pelos quais as empresas são resistentes à diversidade de gerações, principalmente acima dos 40 anos. Entre eles : conhecimento técnico defasado, perfil conservador, característica pouco inovadora e a própria idade.
No entanto há empresas que têm investido em programas para inclusão de profissionais com idades consideradas avançadas para o mercado de Trabalho, como por exemplo, a Unilever que criou o programa Senhor Estagiário; que tem as mesmas premissas de um programa de estágio qualquer, porém visando a inserção dos profissionais com 50 anos ou mais, que voltaram a estudar, no mercado de trabalho.
Cabe ressaltar que cada individuo é único e possuidor de uma personalidade que não depende da geração a qual pertence, evidenciando características relevantes.
É válido citar que a cada dia mais, as gerações anteriores adquirem traços das mais atuais, por questões de adaptações as mudanças , necessidade de inserção no mercado de trabalho e também para o convívio social .
Têm boomers, que estão atualizados ou buscando atualização com a tecnologia e novidades no mercado . Embora mantenham características da sua geração, preocupam-se em manter-se em consonância com o mercado, em muitos casos. Outros da geração X apresentam características inovadoras.
E quais são as vantagens para a organização?
A organização contará com perfis diversos tendo um profissional que vise lucros e com muitos anos de vivências diversas, tanto profissionais como sociais, outro que vise objetivos e competências, um inovador com soluções criativas, o nativo digital ...
No âmbito do convívio social são muito benéficas estas trocas de experiências. A diversidade de perfis enriquece cada qual profissionalmente e como pessoas. Sempre há algo para ensinar e aprender. Esta riqueza de informações pode ser utilizada como vantagem dentro de uma organização, se for bem aproveitada e alocada.
Trabalhar uma diversidade de gerações na organização pode ser surpreendente no quanto o sucesso dos objetivos foram alcançados na empresa, mesmo possuindo diversidade de gerações.
A motivação, comprometimento, vontade de aprender e a atualização podem estar presentes em qualquer individuo independente da idade.
Até mesmo nas ações de branding, principalmente, se o público alvo possuir faixa etária diversa, pode ser vantajoso ter uma empresa focada na diversidade e inclusão, que sabe aproveitar o melhor de cada geração visando uma sociedade como um todo,
Autoria : Manoela Vilar
Fundador da Lado A Lado B Comunicação
5 aEu acho que um ambiente com diversidade torna o trabalho muito rico Manoela V.. Assim, se consegue ter inovação das gerações mais novas com a maturidade na tomada de decisões das gerações mais velhas.