Diversidade e inclusão na liderança: entenda a importância!
Não é de hoje que a falta de diversidade tem sido apontada como um problema em diversas esferas da sociedade. Quando falamos da diversidade no mercado de trabalho isso não é diferente.
Ao olharmos para o mercado brasileiro, encontramos um cenário assustador em que:
- Homens ganham em média 20,5% a mais do que as mulheres no mercado de trabalho. – IBGE
- A diferença salarial entre profissionais brancos e negros no Brasil é de 45%. – Pnad
- Apenas 1% das pessoas com deficiência está no mercado de trabalho. – Rais
- 61% dos funcionários LGBT no Brasil escondem sua sexualidade para colegas e gestores por medo de perderem o emprego. – Center for Talent Innovation
Dados como esses mostram que o problema é muito mais amplo e mais grave do que parece.
Mas, felizmente, hoje podemos ver ações sendo realizadas por empresas para mudar esses quadros. Afinal, como bem sabemos, quanto mais diversa é uma empresa, maior é o seu potencial de inovação, sucesso e rentabilidade.
Se você ainda não sabia disso, aqui vão estatísticas que provam essa afirmação:
- Empresas inclusivas desfrutam de fluxo de caixa 2,3x maior. – Josh Bersin
- Empresas diversas têm 35% mais chances de superar as homogêneas. – McKinsey
- 1,7x mais chances de serem líderes em inovação no seu mercado. – Josh Bersin
- 70% de mais probabilidade de conquistar novos mercados. – Harvard Business Review
- 67% dos candidatos querem se juntar a uma equipe diversificada. – Glassdor
De olho em todos esses aspectos, o departamento de RH tem buscado diversidade de candidatos em seus processos de recrutamento e seleção.
Mas o trabalho não para por aqui.
Contratar uma força de trabalho diversificada não é o estágio final para garantir todos esses benefícios e promover uma sociedade mais justa. Na verdade, é apenas o início de todo o processo.
A importância da inclusão e o papel da liderança
Com a diversidade, há uma importante ação que não pode ser deixada para trás: a inclusão dos profissionais.
Segundo Luciana Camargo, VP Global de Sucessão e Desenvolvimento de Executivos da IBM, em entrevista ao Experience Club, “O mercado está falando muito sobre diversidade e inclusão. Por outro lado, os esforços ainda não se traduzem em um cenário real de mudança. O ponteiro muda pouco.”.
Essa baixa visibilidade de uma mudança real se dá, pois, a missão da diversidade e inclusão não pode se limitar a ações feitas pelo Departamento de Recursos Humanos. Ela também precisa ser incorporada à liderança das organizações.
Um estudo da McKinsey realizado com profissionais de empresas com altos níveis de diversidade, descobriu que há vários pontos problemáticos na experiência dos funcionários após a ingressão.
Enquanto 51% dos entrevistados possuem um sentimento positivo sobre a diversidade na organização e apenas 31% negativo, o sentimento sobre a inclusão foi nitidamente pior, com apenas 29% positivo e 61% negativo.
Os principais problemas apontados foram:
- Líderes não comprometidos com a Diversidade e Inclusão no dia a dia
- Falta de acesso a oportunidades de cargos elevados de forma justa
- Preconceito e discriminação vivenciados no ambiente corporativo
- Sentimento de não pertencimento
Assim, podemos concluir que a contratação de talentos diversos não é suficiente. A experiência no local de trabalho irá determinar se as pessoas irão permanecer e prosperar na empresa, e a liderança possui um papel fundamental para isso acontecer.
Como solucionar esses desafios?
Com base nas melhores práticas das empresas mais diversificadas do banco de dados da McKinsey & Company – empresa reconhecida como a líder mundial no mercado de consultoria empresarial – a solução para vencer esses desafios requer uma abordagem sistêmica e medidas ousadas.
Veja abaixo como superar os desafios da diversidade e inclusão em 5 maneiras:
- Garanta a representatividade em vários níveis hierárquicos: não limite a diversidade a cargos menores como aprendizes e estagiários. Promova a diversidade de talentos em funções executivas, gerenciais e técnicas. Para isso, analise o seu quadro corporativo, identifique quais perfis de pessoas ainda precisam ser representados nos alto níveis hierárquicos e estabeleça metas de D&I para preenchê-los. Isso será um importante impulsionador da inclusão e mostrará que a sua empresa realmente leva o assunto a sério.
- Fortaleça a responsabilidade e o comportamento da liderança: como vimos, as ações de Diversidade e Inclusão não podem ficar limitadas à área de RH. É preciso colocar os líderes no centro dos esforços de D&I. Por isso, capacite sua liderança para torná-la uma liderança inclusiva, e para que, sucessivamente, prestem contas do progresso de D&I das áreas que são responsáveis.
- Permita igualdade de oportunidades através de justiça e transparência: mostre que os critérios de promoções são justos e transparentes. Busque mecanismos para eliminar o viés inconsciente dos processos seletivos. Atue como um agente de transformação na sociedade promovendo treinamento e desenvolvimento a todos os grupos e níveis hierárquicos. E acima de tudo, mostre que há um esforço real para cumprir as metas de diversidade, incluindo-as em seu planejamento de longo prazo.
- Promova a abertura e elimine as agressões: é preciso ter uma política de tolerância zero para comportamentos discriminatórios e preconceituosos. Aqui, a liderança precisa estar apta a identificar e lidar com essas agressões, sejam elas grandes ou pequenas. Pesquisas internas e conversas abertas entre os funcionários e líderes em que abordem o tema podem ajudar.
- Potencialize o sentimento de pertencimento: todos os funcionários precisam se sentir acolhidos e verdadeiramente incluídos em suas equipes de trabalho. Para isso, tenha uma cultura organizacional que englobe a diversidade e inclusão no dia a dia. Os gestores devem se comunicar e ter compromisso com as mais variadas formas de diversidade, construindo uma conexão diária com as pessoas, apoiando e valorizando cada indivíduo. Aqui, mais uma vez as pesquisas internas podem ser muito úteis, pois através delas será possível identificar os pontos de melhoria e captar sugestões para que o senso de comunidade e pertencimento sejam constantemente promovidos.
Ajude esse conteúdo a chegar em mais pessoas. Curta, comente e compartilhe com a sua rede 😉👇
Agente de Aeroporto
3 aSensacional! Importantíssimo tudo o que você escreveu. Adorei!!!!
Desenvolvedor .Net e Mobile na GTR Consultoria | Graduação em Tecnologia da Informação
3 aNossa, muito interessante ler esse tipo de reflexão quando o assunto são empresas. Geralmente lemos muito isso quando falamos de aceitação social, etc, mas esquecemos que o trabalho é onde passamos uma grande parte de nossa vida. De verdade, essa discussão é de EXTREMA importância... Sempre fui muito inquieto em relação a estes e outros assuntos em todos os lugares que trabalhei, mas assim como muitos, sempre acabei me calando, pois novas idéias na grande maioria das vezes incomodam e são descartadas(mesmo quando essas idéias são "supostamente" bem vindas). Espero ver mais pessoas falando sobre isso até que a pressão seja enorme e as empresas de fato se abram para isso. Seria ótimo pra sociedade como um todo... Não só na imagem de perfil da empresa, e publicações românticas, mas no coração e no dia-a-dia que é onde de fato importa. Porém, ainda é muito triste ler sobre "Como sua empresa pode se beneficiar com este assunto." sempre que um assunto de como melhorar o ambiente para seus funcionários é mencionado. Por qual motivo não melhorar só por melhorar a vida das pessoas?!
Gerente de Compliance | Riscos | Gerente Jurídico | Contratos | LGPD | Societário | Óleo e Gás | Professor na FGV
3 aMuito bom o texto.
Mestre de Cabotagem
3 aAcho importante contratar pessoas independente de suas escolhas pessoais, visando somente suas competências, entendo que isso traria melhores profissionais sem preconceito algum, seja de sexo, cor, naturalidade ou deficiência física.
Executivo de Crédito e Cobrança | Negócios Financeiros Digitais | Serviços Bancários | Transformação Digital | Inovação | Cooperativismo de Crédito | Professor | Pai da Sofi e do Migui
3 aSer uma empresa inclusiva não se restringe a ter um programa de estágio para as mais variadas formas de diversidade. Significa ter um ambiente acolhedor, disseminar a cultura através das lideranças e efetivamente incluir em todos os níveis da organização. O que muitos líderes ainda não se deram por conta é que o cliente é diverso.