Diversidade para o DESenvolvimento

Diversidade para o DESenvolvimento

Num mundo que tenta a todo custo afirmar que todos somos iguais, falar de diversidade se torna piegas e massificante, mas até que ponto esse assunto já esta suficientemente integrado no comportamento humano? Aqui vale minha opinião: muito pouco, quase nada.

Quando falamos em diversidade nada mais justo que refletirmos o quanto estamos envolvidos com esse tema (um tanto quanto polêmico) ou o quanto apenas falamos sobre isso em reuniões, comitês e em conversas informais.

O quanto estamos envolvidos no mindset de diversidade? Concluo que o tema ainda está em fase embrionária, sendo tratado de fora para dentro e não de dentro pra fora como deveria ser.

A semente da diversidade está nas mãos dos líderes das organizações, portanto, o que você está fazendo para acelerar esse processo de equidade e/ou igualdade em sua organização?

Será que você é um acelerador ou um inibidor desse processo?

Pesquisas demonstram que todos temos nosso viés de gênero, raça, preconceitos, e isso fica muito claro quando nos aproximamos apenas de pessoas que pensam como nós e ainda mais claro, só contratamos pessoas que pensam como nós, os perfis dentro das organizações são muitos parecidos, dificilmente temos diversidade dentro de uma equipe.

Por que adentrar a diversidade? Por que falar e refletir sobre esse tema?

A diversidade é uma ferramenta estratégica nas organizações, posso citar apenas um dos aspectos positivos do uso desta ferramenta: onde as pessoas pensam diferente temos muito mais inovação.

Precisamos ter diversidade na reflexão e unidade na ação.

O primeiro passo é estarmos cientes dos nossos julgamentos e questionamentos, precisamos sair da nossa zona de conforto ( que chamo de caixa de conforto mental – porque nosso comportamento habitual é muito mais confortável ), precisamos deixar de ser ¨mono¨ - monocultura, mono pensamento; de forma inconsciente, toda vez que vemos o diferente, ignoramos, desqualificamos ou excluímos.

Somos todos ¨mono¨, aprendemos assim, a quarenta anos atrás todo mundo era ¨mono¨, mas o mundo mudou, o ¨mono¨ ficou para trás, ou pelo menos deveria estar ficando, nos deparamos hoje com a exigência de um comportamento ¨multi¨, onde se faz necessário diminuir substancialmente nossa barra de julgamento e aumentar consideravelmente nossa barra de respeito. Somos seres sociais, o mindset ¨mono¨ nos leva ao isolamento.

Não julgue, é só uma escolha do outro!

Te convido a desenvolver um growth mindset, construindo  tolerância e respeito em cima de suas verdades. Seja um agente da diversidade e não um reagente, seja diverso derrubando sua barra de julgamento e capacite-se para a diversidade.

Você pode começar esse processo através do autoconhecimento, revendo suas verdades, seus valores, sua forma de se relacionar, seu julgamento e seus procedimentos. Como está sua forma de se relacionar com as pessoas?

·            É preciso sentir, se colocar no lugar do outro, entender suas necessidades, ter empatia.

·            É preciso agir, usar seu funcionamento cerebral para ter um mindset diverso. Decida ser protagonista neste processo.

·            É preciso autodomínio, monitorar constantemente seus pensamentos e atitudes.

·            É preciso inteligência social e emocional, ter a capacidade de aceitar o que está ao redor e tratar todos de forma justa.

·            E por fim, é preciso articular, use seu autoconhecimento, seu autodomínio, sua empatia, para seguir em um processo que eu chamo de evolução.

Será que você está pronto?

Repense sua forma de pensar!!


Livia Mandelli

Ph.D. Candidata em Comportamento Humano, Mestra em Psicologia Organizacional e Mestra em Liderança, Consultora, Professora, Palestrante, Mentora e Autora em Reshape Comportamental na Mandelli Consultores

7 a

Obrigada Diego!!

Diego Nicolau

Gerente Nacional de Franquias na Stone Linx | Gerente Comercial | Varejo | Franchising | Tech | Economista | Professor Universitário

7 a

Fantástico e Contemporâneo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos