Divulgar serviços de consultoria na internet: o desafio intangível
Para quem sempre viveu no mundo dos negócios off-line divulgar seus serviços ou simplesmente manter sua presença na WEB é um grande desafio, mas que pode ser encarado.
Sou do tempo do site institucional e de fechamento de negócios via indicações e networking em seminários presenciais. Mas o mundo mudou.
Estive afastada um tempo da consultoria (saúde) e quando voltei me deparei com o tal mundo VUCA ou seria BUNI? Enfim, para continuar no mercado de trabalho, dentro da minha nova realidade, a opção foi entrar no mundo digital.
Simples: um novo site e perfis em redes sociais, desenvolver cursos, postar todos os dias e pronto! Só que não.
Pesquisei muito, assisti vídeos, segui “mitos”, comprei livros, assisti lives, fiz cursos, de consultora virei infoprodutora, mas por algum motivo todo este processo não fazia sentido para mim.
Estava focada nas “atividades” , mas sentia que faltavam alguns “dados de entrada” e que estava abastecendo somente meus indicadores, meus Kpis não decolavam. Meu propósito não estava sendo realizado.
Como uma boa profissional da área de gestão e qualidade, fui analisar causas e fazer minha SWOT.
Fui estudar marketing de serviços e mídias sociais e foi neste momento que entendi o mundo digital.
Para quem presta serviços, a presença da marca e a divulgação dos serviços, não se encaixa muito nos padrões que a maioria “orienta”, eles ensinam o que e como fazer, mas sem o real “por que”.
É a velha história: no início era artesanal, depois virou “em massa”, então veio a lean, tudo desenvolvido na indústria, e a área de serviços sempre tentando adaptar os conceitos da indústria em sua realidade (que é totalmente diferente).
Entregamos transformação intangível, as pessoas fazem parte do desenvolvimento do nosso resultado e da sua própria experiência como cliente, não temos estoque e nossa entrega nunca será igual à todos os clientes.
Somos uma empresa de tecnologia? Talvez, prestamos serviços através de conhecimento, experiência e informação. Somos mais “SCRUM” do que “MS Project”.
Os critérios que nossos clientes usam para definir suas escolhas são baseadas em sentimentos, percepções e expectativas. Nosso produto não pode ser mostrado em uma foto, o cliente não leva em uma sacola e não é de consumo diário.
Na verdade para estar no mundo digital, antes de “estar” é preciso entender o “ser” do seu negócio e planejar o “como” estar presente e como prospectar.
Prospectar? Sim, o bom e velho processo de vendas precisa ser acionado. E quando falo em prospectar não estou me referindo a “disparar” textos padrões para as pessoas sem nem ter olhado o seu perfil, sem a conhecer e identificar o como nosso serviço pode ajudá-la.
Recomendados pelo LinkedIn
Parece fácil e básico, mas na prática não é.
Há muitas pessoas no mundo digital, e, infelizmente, a grande maioria não entende como ele realmente ele funciona, o que acaba gerando “poluição” e até um certo descrédito nas divulgações, o que acaba prejudicando muitos profissionais sérios.
Quem não está cansado do método infalível, do 100% online e 100% gratuito?
Cursos gratuitos de qualquer coisa, que é só pagar 20 pila e você recebe o certificado.
Compre seguidores, que você terá sucesso, pois o que vale é quantidade de seguidores e não contratos fechados. Aliás, você só irá ter contratos se tiver “KKK” seguidores e XXX leads na sua lista de e-mail.
Se você não tem “curtidas”, seu conteúdo não é bom.
Porquê fazer um curso que te “ensina a entender e a pensar” se você pode comprar um sistema de gestão prontinho, é só trocar o logotipo?
Como vender consultoria para um empresário fazendo “dancinha”? … mas é preciso estar em todas as redes...
Enfim, estar no mundo digital é o mesmo que estar no mundo off-line, precisa ter planejamento, objetivos, estratégias, marketing, qualidade, gestão de pessoas e uma boa TIC.
Há todo uma estrutura por traz de um simples “post”. A maior diferença é o alcance que podemos atingir. Hoje tenho clientes de vários estados do Brasil e no meu site muitos acessos de pessoas de outros países.
Estar no digital é “ser visto e ser lembrado”, mas o mundo off-line continua, porém com possibilidades e ferramentas que podem sim ampliar muito a forma de trabalhar e dinamizar a nossa agenda, nos possibilitando atender mais clientes do que nossas agendas permitiam.
Entre no mundo digital, mas antes entenda bem seus serviços, conheça as ferramentas que pode usar, defina suas estratégias, e por último, faça um post.
P.S.: Não tenho nenhum método infalível que você vai conseguir resultados surpreendentes em 1 semana. Não sou uma "guru". Sou uma profissional, no mundo digital, onde continuo ajudando profissionais e empresas com a boa e velha administração, qualidade e gestão, agora também com marketing e mídias sociais, porém com novas ferramentas dentro e uma nova realidade.