Divulgue os Problemas e Motive a Equipe
Muitas empresas e seus “lideres” tem receio de compartilhar à suas equipes os problemas que têm para resolver. Essa postura de receio que a divulgação possa comprometer a imagem da empresa retarda a soluções de problemas e muitas vezes faz o custo ser alto na implementação da solução.
Existem muitos programas que incentivam os colaboradores a apresentarem sugestões de melhoria. Não tenho nada contra isso, mas entendo que muitas vezes só isso não atinge realmente o que se espera, porque os colaboradores não estão sabendo dos reais problemas da empresa e por isso só enxergam as situações que lhes afetam diretamente. Assim as contribuições são limitadas.
Durante uma consultoria, presenciamos uma situação bem inusitada, que deu um resultado melhor do que se esperava. Tudo porque alguém teve a ideia de realmente envolver toda a equipe no problema.
Neste trabalho, levantamos e mensuramos vários registros da empresa. Na análise identificamos que um dos grandes problemas eram os altos valores que disponibilizavam com custas judiciais, negociações constantes com a vizinhança devido ao ruído gerado durante a execução de uma atividade do setor de manutenção. As soluções que se cogitavam até o momento, despenderiam um valor muito alto.
Na reunião com os gerentes ninguém conseguia enxergar no momento outra solução. Então foi sugerido que participassem às suas equipes o problema e caso houvesse uma solução viável que fosse acatada pela empresa, seria dado um prêmio para quem encontrasse a solução. Claro que no início muitos não acreditaram, achavam que era perda de tempo, mas quem mais nos interessava comprou a ideia, o gestor da manutenção.
Reuniu todos os colaboradores do setor, explicou o problema e pediu o empenho de cada um para tentar achar uma solução. No outro dia um encarregado nos procurou para ver um teste que estavam fazendo, usando os próprios materiais que tinham no setor. Ficou muito bom! Fizemos as medições e a empresa aprovou a ideia, que foi uma solução de praticamente a custo “zero” e a equipe de 5 colaboradores ganhou uma viajem. Aprendemos muito, a ideia de divulgar os problemas para a equipe ganhou força e essa premiação motivou muita gente a colaborar, a pensar, a resolver e etc.
Diferente do tradicional, vimos que o interesse conjunto de vários níveis da empresa, evidencia que dividir os problemas com todos, pode ser o caminho para a solução de problemas em grupo.
Um problema é um resultado não desejado. Gerenciar é resolver problemas. Todos na empresa, sem exceção, devem ser envolvidos e comprometidos.
A Solução de Problemas, estendida a todas as pessoas da organização, incentiva a criatividade. As empresas podem encontrar novas formas de execução com economias impensáveis, pelo envolvimento e comprometimento de todos.
Para tudo isso dá certo tem que haver um incentivo e um reconhecimento do colaborador que tem a capacidade e o engajamento de resolve problemas e não mais daquele com mais conhecimentos acumulados (pois estes são perecíveis!) que não resolvem problemas. Isso fortalece a meritocracia, tão deturpada ou esquecida dentro de algumas organizações!
Técnico em Segurança do Trabalho
8 aBoa tarde Engª Val, tudo bem? Abs, Daniel Ferraz