Reflexos da liderança
A importância do papel dos colaboradores na continuidade da missão da empresa
Seria importante neste momento refletirmos a postura dos líderes, réus confessos, da empresa Odbrecht , em como se posicionar como colaborador neste momento ou mesmo tendo passado por essa empresa. Como conviver quando os princípios e valores desta empresa, expostos pelos próprios donos, sao incongruentes com aqueles que se dedicam e trabalham nela, qual o posicionamento do RH para conviver e agir nesta situação, alias, situação inédita se considerarmos as cifras envolvidas e o impacto causado no Brasil e no exterior.
É espantoso: o Brasil vivia sob um cleptocracia cujas dimensões só agora começam a ser reveladas com nitidez – e o susto é generalizado. De tudo o que veio a público ao longo da semana passada, salta aos olhos que a República Federativa do Brasil talvez pudesse ser chamada de República Federativa da Odebrecht.
A empreiteira, que cresceu inigualáveis 520% em dez anos antes da Lava-Jato, superando multinacionais como a Microsoft, literalmente comprou a cúpula do governo, a cúpula da Câmara, a cúpula do Senado e a cúpula dos principais governos estaduais. Comprou à base de propinas ou dinheiro clandestino para campanhas, o poder nacional.
Alguém arrisca um palpite ? Até quando a auto estima resiste?
Alguns pontos para pensarmos, cabe indenização por danos morais para aqueles que trabalharam ou trabalham na empresa e foram abordados como sendo "empregados por ladroes" , já que isso é fato, o que cabe a empresa nesta relação de trabalho entre empresa acusada de crescimento por meios ilícitos e seus funcionários, qual a correlação das boas praticas no Mercado realizada pela odbrechth e o modus operandi de seus proprietários em lidar com tamanha eficiência com a corrupção, criando ate um departamento estruturado e muito atuante para realizar os processos de pagamento, enfim, esse não é só o momento de passarmos o Brasil a limpo, mas também como entender o papel de cada um, principalmente estes que passaram de orgulhosos a trabalharem nesta empresa e que agira sentem vergonha em trabalhar em uma empresa que pagava propina para crescer de forma bandida e predatória e que chegou ao ponto de pagar propina pelo prazer de corromper, com a palavra os especialistas.