Do Pódio à Empresa: Como a Colaboração Potencializa o Sucesso Profissional e Organizacional
Os Jogos Olímpicos de Paris trouxeram luz a dois aspectos importantes nas histórias de muitos dos atletas que alcançaram o objetivo de levar uma medalha para casa. O primeiro, como é característico dos profissionais dessa área, é o perfil altamente competitivo dos esportistas. O segundo é que, independente de as modalidades disputadas serem em grupo ou individuais, os atletas que chegaram ao pódio sempre deixaram claro em seus depoimentos que a conquista da tão sonhada medalha foi fruto da colaboração e apoio de companheiros ou companheiras de time, treinadores, equipe técnica, família etc.
No ambiente corporativo não é diferente, já foi muito mais comum as organizações incentivarem a disputa entre profissionais e equipes como forma de atingir índices de produtividade mais significativos. Junto com a competitividade acirrada, vinham os conflitos, a alta rotatividade de profissionais, as doenças do trabalho e um péssimo clima interno. Mesmo que ainda persista em algumas estruturas, hoje em dia, a maior parte das empresas investe para promover uma cultura da colaboração.
Se respeitarmos os pontos fortes uns dos outros e nos considerarmos recursos valiosos, poderemos alcançar resultados notáveis. A colaboração é um princípio fundamental, especialmente em momentos de crise. Um exemplo disso foi o período de pandemia global. Num tempo em que o distanciamento social exigiu a adaptação na forma como conduzir o trabalho e o dia a dia dos negócios, a cooperação foi indispensável para o sucesso.
Outro fator que favorece a colaboração é que, nas organizações modernas, as barreiras físicas e hierárquicas estão desaparecendo e as áreas de trabalho estão cada vez mais interconectadas. Para realizar uma tarefa ou concluir um projeto, você pode precisar da contribuição de alguém ao seu lado, em home office, em outro estado ou até mesmo em outro país.
Recomendados pelo LinkedIn
Essa nova dinâmica não significa que você não deva se qualificar e se esforçar para se destacar entre os profissionais do mercado, incluindo os que trabalham na mesma organização. O detalhe pode ser crucial para conquistar uma vaga ou promoção desejada. No entanto, é inegável que o sucesso real vem do trabalho conjunto, fazendo mais, melhor e de forma mais dinâmica.
Trabalhar em um ambiente colaborativo nem sempre é fácil. Muitas vezes, é necessário confiar em alguém que você não conhece bem, renunciar a ideias próprias e reavaliar certezas. É uma atitude que exige aceitar diferenças e delegar tarefas, entre outros desafios. No entanto, os benefícios e a experiência de combinar suas habilidades com as dos outros podem superar os desconfortos.
Os valores corporativos da Sompo refletem esse espírito de trabalho conjunto, entre os quais, a Colaboração é um dos pilares essenciais. Este valor não é exclusivo da nossa unidade no Brasil, mas também é compartilhado pela Sompo como um grupo multinacional em suas várias unidades pelo mundo. A Colaboração está enraizada em nossa cultura, o que fortalece as conexões internas e externas, e potencializa o sucesso tanto individual quanto organizacional.
Muitas vezes, integrar esforços coletivos permite ao profissional percorrer uma trajetória em que descobre habilidades que desconhecia, adquire mais experiência e conhecimento e vence medos e crenças limitantes. Ou seja, ser colaborativo faz com que a pessoa não só contribua com ganhos coletivos, mas também acumule muitas conquistas pessoais.
Infraestrutura | Segurança da Informação | DevSecOps
4 mGenial!