Do RH operacional à geração de valor para o negócio: que mudança de mindset preciso construir?

Do RH operacional à geração de valor para o negócio: que mudança de mindset preciso construir?

A transformação do RH operacional em um RH de performance e resultados segue um caminho muito similar ao de preparação de atletas de alta perfomance.

O meu esporte preferido é a natação. E ao compreender a biografia dos atletas de alta performance desta modalidade, identifiquei que existem pontos em comum que tratam das soft skills (habilidades comportamentais e competências subjetivas) e do processo em si para o alcance de resultados diferenciados. Algo muito similar ao que acontece nas organizações.

Os atletas desenvolvem inteligência emocional, foco, resiliência e disciplina - competências cada vez mais em alta nas organizações. Não basta querer melhorar o desempenho. Para que atletas e profissionais alcancem a alta performance existe um método a ser seguido. De treino, empenho e rotina. E o progresso é analisado e comemorado em intervalos de tempo, numa jornada de evolução contínua. Não tem tudo a ver com as áreas de RH e Gente?

O que está em jogo nos dois casos é o progresso pessoal, a competição é consigo mesmo e o desafio aos próprios limites. A competição é algo positiva, desde que construída em um ambiente de colaboração. Não confundir competição com rivalidade.

Estamos falando aqui de mudança do mindset. A alta performance que gera o posicionamento estratégico nas organizações não é um status, mas uma construção árdua que requer a realizar a operação com excelência, estar disposto a se aprofundar no negócio e a se conectar a diferentes disciplinas e conhecimentos.

E você, me conta: na sua visão, a partir da sua experiência, que Mindset faz a diferença nesta construção de valor?

Ester S.

Coordenadora de RH e SESMT no Grupo Friopeças | Desenvolvimento de Cultura e Engajamento | Parceira de negócios | RH generalista | Programas de Desenvolvimento | Recursos Humanos e seus subsistemas.

4 a

É fundamental o aprimoramento das habilidades. A busca constante por novos conhecimentos, faz parte do “treino” e os métodos pessoais contribuem com a disciplina e organização. A inteligência emocional é um fator importante nessa construção.

Aline Tolentino

Psicóloga | Recursos Humanos | Desenvolvimento Humano | Facilitadora Virtual | Business Partner | Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento

4 a

Com certeza Rê, tudo a ver com as áreas de RH e Gente!!! A busca de alta performance precisa ser constante e requer muita dedicação. A mudança de mindset deve ser direcionada de acordo com valores e fundamentos da organização em que o profissional faz parte.

Fabricia Gomes

Desenvolvimento de lideranças | Cultura | Segurança Psicológica de times | Especialista em Inteligência Emocional e Autoconfiança | Mentora de Carreira e liderança

4 a

Tudo a ver Renata!!!

Excelente Rê! Para alcançar a alto performance tem que ter foco e perseverança. Os objetivos tem que estar bem definidos para desenvolver as qualidades e habilidades necessárias. Ter inteligência emocional é essencial nessa construção.

Gostei bastante da colocação Competição diferente de Rivalidade e é isso mesmo, é identificar que ao competir não necessariamente tem o ganhador e o perdedor... Tem o ganhador e aquele que aprendeu uma lição que envolve procurar criar uma estratégia e desenvolvimento pessoal ou grupal para buscar a “vitória”

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos