Do sossego do interior para a frenética São Paulo

Do sossego do interior para a frenética São Paulo

Minha trajetória em São Paulo, apesar de ter apenas 6 meses, me abriu os horizontes. Acredito que o meu crescimento tanto pessoal quanto profissional foi enorme comparado ao mesmo tempo que obtive vivendo em uma cidadezinha do interior.

Amo minha cidade, aliás estou morrendo de saudades, mas morar em SP me possibilitou experiencias que não tive em meus 23 anos morando no interior.

Não quero dizer em nenhum momento que morar no interior é ruim, apenas que a experiencia de morar em SP foi positiva em termos de crescimento pessoal e profissional.

Abaixo alguns tópicos que irão ilustrar minha experiência:

Mercado de trabalho: em uma cidade com 12 milhões de habitantes, sendo o centro comercial do Brasil, onde as grandes empresas estão, há varias oportunidades de trabalho para vários níveis de escolaridade, mesmo estando em um cenário econômico péssimo em um contexto geral do Brasil.

Por exemplo, no meu caso que estou recém formada, porém sem uma experiencia concreta na minha área de atuação, uma possibilidade foi procurar por empresa boas com um cargo pequeno (como estágio, assistente, etc) e conforme eu adquirisse experiência, ter uma oportunidade de subir de cargo.

A rotatividade aqui em SP é grande, no interior as pessoas tem medo de mudar de emprego e ficarem desempregadas e com razão, pois a oferta de trabalho é bem menor, por isso tem casos onde a rotatividade se torna quase nula, pois as pessoas só saem aposentadas de lá.

A grande oferta de trabalho contribui para experimentar novas possibilidades, no meu caso me formei em engenharia de produção, sempre tive em mente a ideia de trabalhar em industrias. Hoje estou migrando para TI, mais especificamente em Desenvolvimento Web e nunca me imaginei fazendo isso antes.

Em contrapartida no interior as poucas empresas boas pra se trabalhar há uma concorrência e pressão muito grande, e um ponto muito importante é que quando temos a oportunidade de conseguir um bom emprego, nos fechamos a outras oportunidades que poderiam ser melhores por medo de se arriscar e aquele ter sido sua única chance.

Bom pra não fugir do assunto e finalizar este tópico a grande questão é, em SP, em questão de trabalho as chances são maiores e você pode ser o que você quiser, o importante é não se acomodar e correr atras daquilo que deseja.

Transporte público: este tema é bastante importante, caso você como eu esteja acostumado a ir a qualquer lugar da sua cidade a pé, ou qualquer coisa é 5 minutos. Em SP é bem diferente, tudo é longe, até pra ir na padaria é longe, portanto, caso venha cá e tenha que andar de transporte público, é necessário providenciar o cartão do bilhete único e se atentar ao GPS.

Há alguns ônibus (na verdade são micro-ônibus) que não possuem cobradores, se você é como eu que quando vai andar de ônibus fica dependendo do cobrador te avisar quando é seu ponto, atente-se ao GPS, porque se você se der conta que seu ponto passou, o próximo não é tão pertinho e você poderá se perder.

Multidões: se você é como eu que não esta acostumado a ver muita gente na rua, quando vê acha que é protesto ou saída de escola. Em SP toda hora tem pessoas na rua, próximos aos metros e shoppings e principalmente em horários de pico, então se vir pra SP se acostume em esbarrar frequentemente nas pessoas. No início você pede desculpas, mesmo quando foi a pessoa que quase te derrubou ou pisou no seu pé, mas logo você se acostuma e isso não te choca mais.

Trânsito: de fato em São Paulo não existe seta e ninguém te da passagem amigavelmente. Se estiver com pressa ou quiser sair em horário de pico, é melhor deixar o carro na garagem, pois você certamente irá ficar travado no trânsito.

Em comparação, no interior as pessoas desconhecem o trânsito, verá alguns cavalos nas avenidas, mas trânsito dificilmente.

Custo de vida: quando vim pra SP quase surtei com o preço das coisas, quando vinha pra cá achava que ia ser mais barato, porém se for morar na zona sul ou centro, o preço pode assustar bastante em relação aos preços do interior.

O valor do aluguel é bizarro, o valor de um apartamento de 35m² na zona sul (tamanho do quarto de alguns), da pra alugar uma casa de 100m² em média no interior, com uma boa localização.

A pizza? Demorei para aceitar e pagar o preço, ficava pensando: "na minha cidade comprava duas pizzas e ganhava um refri com esse valor". 

Violência: estou há pouco tempo e evito ao máximo sair sozinha ou muito tarde da noite. Ainda não tive problemas devido as minhas precauções, porém diferente do interior, que é normal ate deixar a casa aberta, em SP é importante sempre estar atento, principalmente mulheres onde caso de estupros são comuns acontecerem.

Educação: em São Paulo há diversas universidades públicas e privadas, a concorrência é grande, por isso não se engane que não é preciso estudar, pois muitos vem de outras cidades para concorrer as mesmas vagas. Se contarmos a quantidade de habitantes que já é imensa e os habitantes das cidades vizinhas a concorrência só aumenta.

No interior, pelo menos onde eu morava, não havia universidades, muito menos públicas do curso onde que eu desejava fazer. Tinha que viajar quase 2 horas pra chegar na mais próxima (aproximadamente 80km), totalmente inviável visto a gasolina que não está barata.

Pessoas: se você é do interior e está acostumado a ir em lugares públicos e encontrar pessoas conhecidas, aqui em SP as chances são pequenas.

Outro fato importante sobre as pessoas é que eles sempre estão com pressa, nunca ande devagar no meio da calçada impossibilitando a passagem rápida das pessoas, e outra coisa, nem se iluda em tentar ser simpático e dizer "Bom dia!" pra desconhecidos, eles não dão a mínima. A maioria sequer responde.

Atrações: em São Paulo não existe tédio, há diversas atrações para todos os gostos e muitas delas gratuitas, como visita à museus e parques, até alguns shows são gratuitos.

No interior a grande atração do ano na cidade é o desfile de 7 de setembro, isso quando não chove e cancela tudo, claro!

Levando em consideração tudo isso, está sendo uma experiência incrível. Pra pessoas que querem viver em outro país, deveriam vir para SP primeiro, se você sobreviver aqui, irá se sair bem em outros lugares.

Minha proposta não é induzir ninguém a largar tudo e ir pra SP, mas caso não tenha nada que te segure no interior, uns meses em São paulo irá abrir sua mente e ver que o mundo é muito maior e mais complexo do que imaginamos.

Apesar da inúmeras vantagens de morar em SP, uma coisa que nunca vai mudar é a paixão por nossa cidadezinha e as pessoas que vivem por lá, nada vai substituir a simplicidade de ir a praça e tomar um sorvete naquele lugar que sua avó costumava ir, ou tirar aquela foto que sua mãe tirou quando pequena e você replicou e ficou igualzinha.

Até da vizinha, que não tirava o olho de você pra te dedurar pra sua mãe, no fundo você sente falta.

Maria Flávia de Souza

Auxiliar Administrativo na Cebrace

6 a

Que lindo Daiany, gostei muito!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Daiany Rosa

  • Esforço e dedicação para alguns "Dom" para outros

    Esforço e dedicação para alguns "Dom" para outros

    "Não sou boa nisso” esta era uma frase que eu frequentemente utilizava como desculpa para algo que nem ao menos me…

    2 comentários
  • Responsabilidade socioambiental

    Responsabilidade socioambiental

    Hoje aconteceu algo que me chamou a atenção para uma reflexão e achei importante compartilhar este pensamento. Hoje…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos