Do Tatame ao Escritório: O Que a Advocacia e o Esporte Me Ensinaram Sobre Alto Desempenho

Do Tatame ao Escritório: O Que a Advocacia e o Esporte Me Ensinaram Sobre Alto Desempenho

Muito do que é dito sobre alta performance, especialmente no mundo dos negócios, não passa de um conjunto de idealizações que nos distanciam da realidade. Compartilho aqui alguns dos mitos mais comuns, e como a vida me ensinou a vê-los de outra maneira. Tanto no esporte quanto no direito - como atleta internacional e advogada empresarial de alto padrão - presenciei personalidades (fortes e fracas) tropeçarem em sua busca por excelência, por acreditarem nesses mitos. A intenção deste artigo, é contribuir para que mais pessoas sigam no caminho do meio.

Mito 1: Alta Performance é Nunca Perder

Quando se fala em alto desempenho, ainda existe uma ideia genérica de que devemos vencer sempre. Embora as vitórias agraciem o nosso ego, ocorre que as derrotas - tanto na arena quanto no mundo empresarial - são transformadoras fontes de aprendizado. Este ponto é delicado, porque as fichas não estão necessariamente ligadas a recordes ou premiações, mas sim à nossa superação mental ou derrota pessoal. Cada desafio nos mostra um novo ângulo, e nos prepara (quando estamos atentos e dispostos a mergulhar em nós mesmos) a reagir melhor na próxima vez. O alto desempenho é formado por conjuntos de progressos diários, em uma prosperidade íntima e personalíssima. A vitória (ou a meta alcançada) é apenas um efeito desse progresso.

Mito 2: Mais Trabalho é Igual a Mais Resultado

Frequentemente escutei, em tom elogioso, que eu estava “dando tudo de mim”. Agradeço os elogios, mas devo informar que "entregar tudo de si" nem sempre significa sucesso. O direcionamento do esforço é muito mais importante do que o esforço em si mesmo; saber quando descansar e adotar a estratégia apropriada são pilares potencializadores, que resultam em alto desempenho no mundo real. Tanto nas artes marciais quanto na advocacia, percebo que a qualidade e o propósito com os quais usamos o nosso tempo, entregam resultados de alto nível, sendo itens muito mais importantes do que simplesmente pisar no acelerador.

Mito 3: É Só Focar na Meta

Um dos maiores erros, tanto em atletas quanto em executivos do alto escalão, é manter o foco em resultados futuros (as tais metas desejadas) - que por existirem somente no campo das ideias, ainda não existem no mundo real, e por isso mesmo são incertos, imprecisos, sujeitos aos ditames da vida. Quando o nosso foco está no futuro, os detalhes passam despercebidos; induzindo a inúmeros erros, em todos os níveis, pois o alto padrão está nos detalhes. Quando o foco está no processo, nós realizamos cada tarefa com o melhor desempenho, conseguimos manter a mentalidade da aprendizagem contínua e o melhor de tudo: a atenção plena. Esse conjunto procedimental nos conduz aos resultados de altíssimo nível - tanto os esperados, quanto outros que vão aparecendo pelo caminho.

Conclusão

O caminho do meio que proponho não é um atalho para evitar esforços, mas uma rota sólida, capaz de sustentar a alta performance, mantendo a integridade pessoal e a autenticidade. O alto desempenho está tanto na busca por resultados concretos, quanto na habilidade de acolher as próprias falhas e avanços com equilíbrio. Assim como no esporte, no mundo dos negócios os resultados realmente duradouros vêm da harmonia entre paixão e preparo.



(Se você chegou até aqui, leia as 5 recomendações para atingir as suas metas)


Lorena de Bessières | Advocacia Empresarial de Alto Padrão | Consultoria | Contratos Comerciais Sob Medida | Segurança Jurídica | Mitigação Estratégica de Riscos

>>>> Quer receber gratuitamente em seu telefone todos os artigos, palestras, entrevistas, podcasts, rodas de conversas e muito mais? Clique aqui

>>>> Escolha qual a sua próxima leitura: Artigos da autora: Lorena de Bessières.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos