A doação do tempo de vida

A doação do tempo de vida

Por Gabriel Cardoso

Não há nada mais precioso do que a vida humana.

A todos nós que aqui estamos lendo este texto foi dada uma certa quantidade de tempo para podermos expressar os nossos potenciais enquanto seres humanos, em vida. Assim, o tempo que temos representa a vida que temos. Viver é decidir quanto ao uso do nosso tempo.

Ao escolher ser voluntário, você escolhe doar o tempo de vida. Aqueles que realizam trabalho voluntário doam seus tempos, colocando em ação habilidades e competências em prol de um grupo de pessoas ou de uma causa.

Sabemos que o trabalho voluntário contribui para a vida de pessoas beneficiadas. E mais: ele também realoca recursos para grupos em situação de vulnerabilidade; contribui para o desenvolvimento de comunidades e organizações sociais; auxilia no enfrentamento de problemas públicos; e fortalece a sociedade, só para ficar em poucos exemplos.

Ocorre que esquecemos às vezes de celebrar a contribuição que esse tipo de ação tem na vida do próprio voluntário.

É por meio dele que os voluntários aprendem novas competências e habilidades que talvez não teriam em sua atividade profissional ou vida cotidiana. Além das competências técnicas — gerenciamento de recursos, por exemplo — eles também podem desenvolver competências socioemocionais, tais como comunicar, influenciar e liderar.

Quando os voluntários envolvem seus parentes e amigos nas ações, também podem fortalecer seus laços familiares e aprimorar suas relações de amizade, tendo a oportunidade de refletir sobre questões existenciais mais profundas além de compartilhar e solidificar valores e virtudes entre si.

O trabalho voluntário também auxilia no crescimento pessoal e no bem-estar das pessoas que o fazem, pois desperta sentimentos de utilidade, pertencimento, propósito, gratidão e empatia, além de contribuir para o aumento da autoestima e autoconfiança dos voluntários.

Celebremos o trabalho voluntário como uma forma de atuação solidária, mas também como uma ferramenta de autoaperfeiçoamento humano!

Este texto faz parte de uma série de textos publicados pelo Instituto Sabin em razão do voluntariado. Veja os outros textos:

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos