Doar também faz parte!

Doar também faz parte!

No decorrer da nossa trajetória profissional, nos deparamos com os mais diversos perfis de seres humanos: pessoas que irão tentar puxar o tapete, pessoas que vão te julgar sem conhecer, pessoas que irão tentar te puxar para baixo de alguma forma e pessoas que vão segurar na sua mão e farão o possível para te fazer um profissional completo.

Passei a vida escutando as seguintes frases: "Seja a mudança que você quer ver nas pessoas!", "O sol nasce para todos." e, por fim, "Somos o legado que deixamos na vida das pessoas."

Colaborar faz parte do nosso crescimento profissional. Dedicar-se um tempo para ensinar os colegas nos enobrece, nos faz grande, nos preenche e preenche o próximo.

Sejamos atentos as dificuldades dos nossos pares e não olhemos com os olhos do julgamento, mas sim compreendendo as limitações, estendendo as mãos, porque a dificuldade do outro pode ser a oportunidade de você ensinar e, quem ensina, aprende duas vezes.

É importante também enxergarmos as pessoas com olhar de empatia, não para que sejamos vistos como bonzinhos, mas para deixarmos o nosso legado na vida dos colegas, afinal, quem não gostaria de ter um mentor para que o ajude nas dificuldades, não jogando terra no nosso trabalho?

Lembro-me bem que em uma das entrevistas que passei, a que fiz uma transição na minha carreira, foi a que eu ajudei o meu concorrente. Eu estaria entregando ali a minha oportunidade nas mãos dele, mas não enxerguei dessa forma, enxerguei que ali era um ser humano que precisava de orientação de algo que eu sabia, o fiz, despretensiosamente, ele agradeceu, mas fiquei na vaga.

Como diria no livro do Moacir Jorge Rauber: olhe mais uma vez! Ali não era o momento para eu me vangloriar de nada, ali era o momento de eu deixar o meu legado na vida daquele colega, que eu talvez jamais o verei na vida novamente e, depois, já na vaga, me disseram que esse foi um dos pontos que me fez ser contratado.

Em um mundo onde todos estamos atentos para as oportunidades, precisamos olhar para os lados e fazer com que os nossos colegas também tenham lugar ao sol, porquê competitividade é muito além do destacar-se, é também trazer os demais para o 'jogo'.

E assim seguimos na nossa caminhada, que é uma eterna escalada, a qual dependemos um dos outros para que atinjamos o nosso objetivo final: o SUCESSO.

Um grande abraço!

José Ricardo Pereira Júnior


👏🏾👏🏾👏🏾 O gesto de ensinar além de nobre nos torna também mais inteligentes pois quem ensina, aprende duas vezes. Por isso sejamos cada vez mais doadores de conhecimento 🤩

Marcela Brito

Empresária | Mentora de Negócios | Ensino você a estruturar o seu negócio, elevando o seu faturamento e construindo uma vida mais leve e feliz | Formação de Mentores

5 a

Maravilhoso!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos