Dominó das Fórmulas Iônicas, Bingo dos Elementos Químicos, Pif-Paf da Química, Argola na Garrafa, Moléculas de Jujuba, Super Trunfo Químico, Twiste

As autoras Thaís Petizero Dionízio, Camila Vieira de Oliveira Monteiro e Roseday Santos do Nascimento descreveram uma série de atividades relacionadas a Química. Este trabalho foi realizado em parceria PIBID/IFRJ campus Nilópolis, programa desenvolvido no Instituto de Educação Rangel Pestana. A publicação do livro é o resultado do nosso trabalho e de toda equipe PIBID.

Dominó das Fórmulas Iônicas

Introdução Na natureza, os átomos tendem a buscar um nível de energia mais baixo e, consequentemente, uma estabilidade. Quando um metal liga-se a um não-metal, temos uma ligação iônica e, como resultado, obtemos a formação de um composto iônico. Este jogo tem a intenção de clarificar estes entendimentos e ampliá-los durante sua aplicação, juntamente com a mediação do professor.

Bingo dos Elementos Químico

Introdução Os elementos químicos são classificados de diversas formas na tabela periódica, tendo cada um características, um nome e um símbolo particular. Embora os alunos achem que a tabela periódica deve ser decorada, e por isso acabam tendo uma antipatia pela mesma, o jogo tem o objetivo de contribuir para que os alunos se tornem familiarizados com a tabela e os símbolos dos elementos químicos, levando-os a desenvolver uma relação entre os nomes e os símbolos. Vale ressaltar que a tabela periódica é uma fonte de consulta e que o importante é compreender sua periodicidade e não decorá-la.

Pif-Paf da Química

Uma forma de tratarmos os elementos da tabela periódica é agrupando-os de acordo com as suas propriedades físicas e químicas. Dessa forma, eles podem ser classificados em: metais, ametais, hidrogênio e gases nobres. O presente jogo foi elaborado com intuito de abordar estes conhecimentos, destacando e elucidando as características dos elementos químicos.

Argola na Garrafa

A química que é ministrada na educação básica é uma oportunidade privilegiada para que estudantes compreendam alguns aspectos do mundo sob o ponto de vista da Química e aprendam os conceitos básicos relevantes. 

Moléculas de jujuba

Os compostos orgânicos estão presentes em todos os seres vivos. Em nosso organismo, desconsiderando-se a água, há mais de 60% em massa de compostos orgânicos, na forma de proteínas, lipídeos e carboidratos. No nosso dia-a-dia entramos em contato com vários compostos, mas nem sempre há uma correlação dos mesmos com os compostos que estudamos em aula. A química estudada na educação básica, muitas vezes, se apresenta distante da realidade do estudante. A Química Orgânica tem muito a contribuir e mostrar aos alunos que esta ciência está mais que presente em suas vidas. A presente atividade se mostra um facilitador desta ação.

Super Trunfo Químico

Se pararmos para observar, os elementos químicos estão muito presentes em nosso cotidiano. Nossa higiene bucal é feita com pasta de dentes que contém flúor. Nas frutas e verduras que comemos diariamente há diversos metais, como potássio, magnésio, sódio, ferro. No ar que respiramos, há predominantemente oxigênio e nitrogênio. Os chips de computador contêm silício em sua composição. As moedas possuem frequentemente cobre, ferro, níquel e estanho. Apesar disso, grande parte dos alunos do ensino médio não consegue perceber a utilidade prática da química. Com o Super Trunfo Químico, o aluno poderá conhecer e comparar as principais características de alguns elementos químicos.

Twister da Química

Os docentes devem contribuir para que os alunos se tornem familiarizados (na consulta) com a tabela periódica e os símbolos dos elementos químicos, como também levar o aluno a desenvolver uma relação entre os nomes e seus símbolos, além das propriedades semelhantes que apresentam. Segundo, Tito e Canto (2003), credita-se a Dimitri Ivanovitch Mendeleev o mérito de ter elaborado a ideia que conduziu à tabela periódica dos elementos, um dos instrumentos de consulta mais utilizados pelos químicos (e pelos estudantes de Química) em todo o mundo. A compreensão do seu significado e dos dados nela contidos é fundamental no Ensino de Química. A utilização de meios que facilitem o seu conhecimento, ou que de alguma forma colabore nesta compreensão, auxilia sempre na abordagem dessa componente curricular, principalmente para alunos de ensino médio.

Gostou? Quer saber mais? Acesse o link!

Disponível: http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/8833

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos