Dos vídeos 360 de casamentos, aos home offices em Realidade Virtual nos dias de quarentena
Fabio Costa, CEO agência da Casa Mais

Dos vídeos 360 de casamentos, aos home offices em Realidade Virtual nos dias de quarentena

Quando fui para a Austrália em 2011, em uma visita a um Pub, me deparei com um cinegrafista filmando com um aparelho com diversas câmeras coligadas. Fiquei intrigado, e descobri que ele produzia um vídeo em 360 graus.

Eu tinha visto sites de imóveis utilizando tour virtual através de fotos 360, mas produção de vídeos em 360 graus era a primeira vez que tinha visto esse tipo de tecnologia,

Naquele momento mal sabia eu que abriria a Agência Casa Mais e viveria de vídeos 360 e conteúdos de Realidade Virtual.

E assim, foi, mas nada foi fácil, no começo era tudo novidade, e no Brasil ninguém sabia de fato o que era essa tal tecnologia.

Os maiores desafios foram adquirir os aparelhos, que eram muito caros, mais de 30 mil dólares.

Pensamos muito, e descobrimos que a melhor solução seria fazer contato com alguns empresários internacionais e fechar parcerias.

Comecei com a Casa Mais Comunicação, lá fazia sites, campanhas em redes sociais e e-mail marketing, depois abri a Casa Mais 360, com os vídeos 360 para casamentos, debutantes, formaturas e o ramo corporativo.

Mais tarde veio a Casa Mais Trade para atender empresas em trabalhos de PDV, como a Bayer.

Após essa trajetória, abri o Grupo Casa Mais onde tinha essas 3 empresas dentro dela. Em menos de um ano resolvi unificar tudo em uma só agência, assim nasceu a agência Casa Mais, onde meu core business foi focado em Realidade Virtual.

Deu certo, a Agência Casa Mais começou a ganhar nome no mercado, sendo referência no mercado quando o assunto era Realidade Virtual. Os primeiros foram os vídeos 360 de casamentos, formaturas e finalmente uma campanha de peso, em 360 com a Skol Beats, no evento da Tomorrowland no Brasil.

 Ali a Agência começava a ganhar reconhecimento nacional, com mais de 100 mil acessos no Youtube em apenas 1 semana.

Desde então, o sucesso foi garantido, pois eu passei a produzir projetos para grandes companhias multinacionais e não parei mais, chegando a atuar fora do país. A nossa empresa era a primeira no Brasil a trabalhar com a Realidade Virtual, estávamos abrindo um novo caminho. Era tudo novo, muita novidade.

Hoje é gostoso olhar para trás e ver o quanto caminhamos. Nascemos como uma agência de comunicação e apostamos na tecnologia e na inovação, principalmente da Realidade Virtual e Aumentada.

Até hoje me lembro do nosso começo, mais de 25 casamentos na agenda, incluindo o de famosos como o Vesgo do extinto programa Pânico na Band, Beluti da dupla sertaneja Marcos & Beluti e do pagodeiro Thiaguinho.

Com os casamentos, vieram também as formaturas para faculdades como: FAAP, PUC, ESPM, USP, MACKENZIE e atendemos mais de 100 empresas de diversos portes e segmentos.

Atualmente, somos uma agência full service VR, onde trabalhamos desde a produção de conteúdo até a locação dos óculos de Realidade Virtual para feiras e eventos em geral, ou seja, atendendo o cliente de ponta a ponta.

Por meio das tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada, por exemplo, o público pode ser imerso em um ambiente virtual, ou ainda, mesclado a elementos reais. Essa experiência imersiva faz toda a diferença na relação da marca com quem ela deseja atingir.

Quem diria que uma ideia tirada de um pub Australiano se tornaria, uma agência que tem em seus portfólios mais de 100 empresas, como Itaú, Accor Hotéis, GM, Abeeólica, Bayer, WickBold, Centauro, Heineken, OdontoPrev, Embraer, Sabesp, GE, entre inúmeros outros.

Recentemente, também fomos procurados por uma fabricante e distribuidora de cervejas angolana, SODIBA, para produzir vídeos em Realidade Virtual sobre sua fábrica, que pudessem ser apresentados a investidores internacionais, marcando o início do nosso trabalho fora do Brasil.

E por falar, em projetos sociais e diferentes, também possuímos um projeto social chamado Alegria Virtual.

Ele começou levando a Realidade Virtual como forma de terapia para ambientes hospitalares, como no GRAACC, e, agora, está se expandindo para outras instituições carentes como clínicas, casas de repouso e abrigos.

Nós desenvolvemos vídeos em Realidade Virtual com parques de diversão e safári para entreter e auxiliar as crianças com câncer a lidarem com o tratamento contra a doença.

Nosso próximo passo é levar vídeos com a tecnologia que contenham imagens de outros países para entreter idosos em casas de repouso, de modo que eles possam se lembrar de lugares onde nasceram, ou ainda, ter a oportunidade de conhecer um local que não seria possível no mundo real.

A situação atual nos trouxe um novo desafio, como usar a Realidade Virtual para amenizar os efeitos do distanciamento entre as pessoas e auxiliar em novas formas de trabalho.

A realidade nos desafiava a ter ideias, afinal o cenário mundial era desolador. O mundo vivia uma crise chamada corona-19, que já infectou até o mês de abril, 3.5 milhões em todo o mundo, e matou mais de 250.000 pessoas.

Não são apenas os impactos de vida, morte que afetam as pessoas, mas novas maneiras de trabalhar e viver estão sendo criadas.

Assim, nasceu o nosso mais novo projeto REUNI - Web Conferência VR, uma plataforma de web conferência, que usa um ambiente 3D em Realidade Virtual. O objetivo é otimizar e aproximar o processo de trabalho entre as diferentes equipes. E com interface customizável, criamos diferentes modelos que se adequam as diferentes áreas de atuação, sendo elas:

- Reuniões em Home Office

- Plantão Virtual de Vendas de Imóveis

- Aulas Educativas Imersivas

- Treinamento Remoto.

 Mais uma vez a Realidade Virtual aproxima as pessoas, em um momento de crise, essa ferramenta vem para ficar e tornas as distâncias mais próximas....

Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com outros líderes para refletirmos juntos sobre o assunto.

— — — — — — — — —

Compartilhe esse artigo com seus amigos que também estão com muitos obstáculos no caminho. Espero que ele sirva de inspiração para que eles sigam em frente e encontre oportunidades melhores.

 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos