Download WebSummit Rio 2024 a partir dos meus insights sobre habilidades de inovação e como desenvolvê-las sistematicamente
Liderança e habilidades de inovação foram temas que tiveram forte relevância entre os palestrantes.
Inclusive essa foi a pauta de um painel inteiro com pitchs de startups, onde os CEOs apresentavam suas soluções enquanto expunham conceitos e habilidades de liderança, tendo a oportunidade de compartilhar conhecimentos relevantes à comunidade enquanto dão visibilidade de suas startups e a si como empreendedor. Um formato de pitch bem interessante e inovador que aumenta o engajamento do público em conhecer as soluções das startups, mas se as soluções apresentadas não fizerem sentido para todos que estão assistindo, existe um conteúdo sendo trabalho por trás que enriquece o valor gerado pelos apresentadores.
Rodando pelo evento um busca dos principais temas de inovação encontrei a palestra: Habilidades de inovação e como desenvolvê-las sistematicamente.
Esse tema está diretamente relacionado aos desafios de difundir conceitos, metodologias, processos e ferramentas de inovação de forma sistemática pela empresa através do desenvolvimento das habilidades de inovação pelos colaboradores.
Liderada por Cecília Oliveira, co-fundadora da The Intercept Brasil, Renata Horta, fundadora da Tropos Lab, Roberto Grosman, CTO no SBT e Francisco Bulhões, Secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio de Janeiro, essa palestra destacou habilidades e competências como: cultura de experimentação, tolerância ao erro, escuta ativa, trabalho colaborativo, comunicação clara e inspiradora.
Roberto Grosman destacou que “inovação é composta por criatividade e processo, devemos encontrar o equilíbrio entre ambos”.
Criatividade e ideias estão no campo imaginário, colocar elas em prática é que iniciamos o processo inovativo.
Ser uma pessoa criativa não te torna automaticamente uma pessoa inovadora, para inovar é preciso concretizar em soluções que gerem valor. É dar vida a algo que estava na imaginação e se torna real por meio da sua intervenção.
E sem processos não conseguimos transformar ideias em de fatos inovações.
O processo inovativo não é complexo, implementar as inovações talvez sejam. E o grande valor do processo é reduzir a complexidade das inovações a partir de ferramentas de experimentação, redução de risco e validação de hipóteses para reduzir incertezas e ampliar nossa segurança em escalar soluções testadas e aderentes as necessidades em questão.
Recomendados pelo LinkedIn
No Ylabs nós atuamos sob um processo de inovação que consiste em dois grandes blocos:
Seja esse fluxo apresentado ou demais derivações é preciso confiar e seguir um processo de inovação pois ele te levará a respostas às suas incertezas, seja elas positivas ou negativas.
Estou falando aqui de cultura de experimentação e tolerância ao erro, você pode criar seu próprio método de inovação, mas com certeza será preciso aprender rápido, o que permitirá acertar de forma incremental, mas também nos casos onde temos erros, erraremos rápido. Isso traz para seu contexto um ambiente controlado, que te permitirá maior segurança na hora de testar. Existem vários métodos de experimentar e é importante que o experimento seja controlado para que ajude no foco de atuação e na mensuração dos resultados, isso te garantirá maior agilidade.
Então é necessário recortar escopo ou recortar o público impactado e junto a esse recorte delimitar bem o que você conseguirá medir com esse escopo. A partir do seu principal objetivo você pode definir o que quer medir e pensar no menor escopo possível que garanta uma boa mensuração e caso ainda fique grande você pode voltar no seu objetivo e ajustar o que busca validar para encontrar um equilíbrio entre o que quer validar e o escopo ideal para aprender rápido e mensurar resultados relevantes.
Inovação são incertas e desconhecidas por natureza, se não já seriam consolidadas e não inovadoras.
Outra habilidade importante no processo inovativo é saber trabalhar de forma colaborativa e usar dessa colaboração para maximizar seus aprendizados. Existem pessoas que já erraram e acertaram em implementar algumas inovações, por isso no Ylabs junto ao processo de inovação aberta buscamos parceiros externos que já obtiveram esses resultados e poderão acelerar nossa capacidade de implementar soluções. Podemos pensar nesse mesmo conceito olhando para nosso lado e buscando pessoas, colaboradores, amigos, que serão seus parceiros para acelerar sua capacidade de implementar inovações.
Espero que vocês tenham aproveitado esses insights que tive ao participar do Web Summit Rio 2024 e que possam explorar essas habilidades e competências no seu dia-a-dia.
A inovação, como amplamente discutida por líderes e visionários no Web Summit Rio 2024, é um processo que vai além da simples geração de ideias criativas; ela demanda a transformação dessas ideias em soluções tangíveis que trazem valor real para a sociedade. Ao nos apropriarmos de métodos e ferramentas que nos alavancam nesse processo inovativo, a inovação não se limita apenas aos considerados "inovadores natos" ou indivíduos isoladamente criativos. Pelo contrário, ela se apresenta como um campo aberto e acessível a todos que estão dispostos a se engajar, aprender e contribuir, independentemente de seu papel, indústria ou nível de experiência.
O modelo de inovação aberta praticado no Ylabs ilustra de maneira exemplar essa abordagem inclusiva, estabelecendo uma ponte entre as demandas internas e as soluções inovadoras provenientes de parceiros externos. Esse método não só acelera a implementação de soluções eficazes mas também incentiva uma participação mais ampla e diversificada. Tal processo é enriquecido por um ecossistema vibrante de oportunidades para experimentação, aprendizado e crescimento contínuo.
Portanto, a inovação é um convite aberto a todos aqueles que aspiram a fazer a diferença, valorizando a colaboração, a experimentação e o aprendizado contínuo. Ao adotarmos esses princípios fundamentais, temos a capacidade de construir conjuntamente futuros desejáveis que não apenas transformam vidas mas também promovem o avanço de nossa sociedade como um todo.