📰Drops de Arquitetura #5, com o Arquiteto Filipe de Paula.
Olá, aqui quem fala é o Gustavo e é com enorme prazer que inicio a quarta edição da Newsletter Drops de Arquitetura. Chegou a hora de pegar conhecimento da fonte, aprender com que já trilhou a jornada e botar mais criatividade no seu dia a dia! Então se ajeita na cadeira, e bora para essa edição que está top demais!
Criamos este manifesto para aprender com a jornada de profissionais que escalaram o mercado de Arquitetura e Urbanismo e que através de seus aprendizados e visão de crescimento irão comentar os desafios e conquistas que vivenciaram até aqui.
E para a nossa quinta edição iremos falar com o Arquiteto maringáense Filipe de Paula, para abordar o que o fez chegar em uma posição estratégica no mercado de Arquitetura e passar a expectativa de uma jornada profissional de crescimento. Vamos começar!
Pergunta 1: Comente sobre 3 atributos que te trouxeram a sua posição atual. Considere soft-skills, hard-skills e competências pessoais.
Resposta: Coragem para mudar: trocar de Engenharia Civil pra Arquitetura não foi fácil. Paciência e capacidade de ouvir: a maioria dos conhecimentos que tenho hoje obtive com as pessoas que estavam comigo no dia dia tanto na realização de projetos quanto execução de obras; todos tem algo a nos acrescentar. Curiosidade eterna: além de me manter alerta, essa característica me deixa sempre aberto à novas experiências e possibilidades; além de ajudar na renovação e atualização das habilidades técnicas.
Pergunta 2: Qual dos atributos que você citou na resposta anterior você gostaria de alertar o seu "eu do passado"sobre a importância do mesmo? Por que?
-Coragem de mudar. Eu gastei pelo menos 1 ano insistindo na Engenharia. Se tivesse trocado de curso antes e tivesse mais tempo para me dedicar à Arquitetura, talvez atingisse o ponto que estou hoje mais cedo. Apesar que se sou o Arquiteto que sou hoje, é devido aos anos que eu quase fui Engenheiro.
Pergunta 3: O que fez você começar e seguir adiante em trabalhar no setor de arquitetura?
-Eu sempre quis trabalhar com projetos. Conceber algo no papel (ou na tela do computador) e isso poder se tornar realidade é muito atrativo. Talvez seja por isso também que comecei a trabalhar com obra alguns anos depois.
Recomendados pelo LinkedIn
Pergunta 4: Comente sobre 1 erro que você cometeu em sua jornada profissional e que gostaria de alertar os profissionais em início de jornada a evitar.
-Quando se está à frente de um projeto ou obra, você tem muita responsabilidade e é muito visado; todo acerto é da equipe, mas cada erro é apenas seu. Então a minha dica é registrar todas as informações e decisões que são tomadas, para você ter um respaldo no momento de confrontar as situações e pessoas. (Ex.: cliente disse que não queria trocar a soleira da porta, instalei assim; depois ele disse que sempre quis outra soleira; resumindo, tivemos que retirar a porta e recolocá-la; isso gera custo/prejuízo)
Pergunta 5: O que te brilha os olhos no dia a dia de escritório?
-São duas coisas: o ambiente em si, eu amo ir no escritório, respirar aquela atmosfera e se sentir produtivo; a outra coisa é a discussão de ideias, seja com colegas de trabalho ou com "o universo" (visto que muitas vezes trabalhamos sozinhos).
Wow! Incrível não? Tivemos muitos aprendizados aqui, dentre eles estão desenvolvimento pessoal, soft-skills, visão de negócios e objetivos de crescimento de carreira.
Vamos ao destaque dessa edição! Dessa vez é a passagem:
"Coragem de mudar. Eu gastei pelo menos 1 ano insistindo na Engenharia. Se tivesse trocado de curso antes e tivesse mais tempo para me dedicar à Arquitetura, talvez atingisse o ponto que estou hoje mais cedo. Apesar que se sou o Arquiteto que sou hoje, é devido aos anos que eu quase fui Engenheiro." - Filipe de Paula
(Tire um print desta frase e marque a @zinzbr nos Stories 😉)
Por essa edição foi tudo isso galera! E você? Qual insight você extraiu desse bate papo? Comenta aqui embaixo para inspirar outros profissionais também! Aahh não esqueça de compartilhar com um amigo que precisa aprender com a jornada dos convidados e marcar a #newsletterdropsdearquitetura
Até a próxima edição! Tchau!
Arquiteto
2 aObrigado mais uma vez pela oportunidade Gustavo Pahl Espero ter contribuído
Muito bom!!