DUE DILIGENCE NA GESTÃO EMPRESARIAL

Due diligence na gestão empresarial

O mecanismo permite uma visão global ou pontual da empresa sob vários aspectos

BOLIVAR GUEDES •

Publicado em 26/04/18 às 05:07

Com um cenário econômico movido cada vez mais pela intensidade das relações comerciais, várias operações que visam à expansão empresarial utilizam-se da due diligence como ferramenta à segura concretização de negócios.

due diligence permite uma visão global ou pontual sobre a empresa no momento da transação, pois direciona uma análise sob os aspectos jurídicos, fiscais, financeiros, trabalhistas, dentre outros. Cada vez mais difundida no ramo empresarial, tornou-se um mecanismo de prevenção essencial nos processos de cisões, fusões e incorporações e também para segurança em investimentos.

Para que atinja realmente seus objetivos, recomenda-se o envolvimento de profissionais especializados na sua execução, analisando as matérias de forma isenta e imparcial. A atuação de profissionais preparados e familiarizados com as melhores práticas empresariais é de vital importância para realização de um bom trabalho.

Todavia, a utilidade de um trabalho de due diligence não se resume a situações de compra e venda de empresas. Pode e deve ser utilizada em qualquer circunstância, pois fornece dados ricos em informações estratégicas da empresa e de mercado, representando um verdadeiro “retrato” atual da empresa, passível de comparação com outras do mesmo segmento, favorecendo a tomada de decisões em relação à concorrência, destacando seus diferenciais competitivos.

Com viés estratégico, sua operacionalidade é única para cada empresa, em razão da individualidade na análise profunda de perfis, devendo ser realizada com muita transparência, experiência e conhecimento. Isso proporciona um conhecimento melhor das equipes, melhores ganhos financeiros e performance mais satisfatória em controles, além da redução de riscos.

Assim, a due diligence é mecanismo importante no planejamento de reestruturações societárias e suas respectivas operações, mas sua eficiência lhe torna ainda aliada no aumento exponencial dos resultados. Usá-la como ferramenta de gestão também reflete na real compreensão da sua saúde financeira, mitigação dos riscos do negócio, capacidade de inovação e posicionamento de mercado, visto serem variáveis que podem ser determinantes para o sucesso de um planejamento num mercado competitivo.

Bolivar Guedes é consultor tributário da Pactum Consultoria 

bolivar.guedes@pactum.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de 𝐀𝐫𝐦𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐌𝐚𝐜𝐞𝐝𝐨

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos