Duvidas cruéis
Ah como eu queria que todas as dúvidas sumissem, que a ansiedade de crescer profissionalmente desaparecessem, que a independência financeira chegasse. Mas nada disso acontece de uma hora para outra e às vezes nem torna-se real.
Aquele momento que quando surge e se parece como uma síndrome do pânico mas na verdade é só, a tão famosa, crise dos vinte e poucos anos. Você se sente mal vendo onde os outros estão e onde você está. A vontade de fazer algo no futuro é grande mas junto com ela vem milhares de coisas para ser feitas e decisões a serem tomadas.
Nessa hora o único desejo é sentar e chorar, mas a vida adulta chegou e vivemos em um mundo que temos que ser perfeitos, fotos no instagram sempre feliz, perfil no facebooksem polêmicas, perfil no linkedin atualizado, corpo sarado, ir à igreja e por aí vai.
Chorar não é uma opção, “Se fulano conseguiu o sucesso com 23 anos por que você não ?”.
No “mundo de Bettinas”, quem não tem 1 milhão é fracassado e nós, que não temos nem onde cair morto e nem sabemos o que fazer da vida, somos. É utópico pensar que todos podem conseguir ficar ricos e mais ainda todos ficarem ricos jovens. Essa ideia é vendida para nós de uma forma que quem não consegue é considerado um perdedor e isso só serve de combustível para aumentar a ansiedade.
Mas uma coisa eu tenho aprendido depois de sofrer com isso que é nada do que você faça vai ser bom, o seu trabalho, o seu curso e a sua vida porque estamos no mundo de críticas, independente do que você alcance. Cabe a você filtrar o que é melhor para si, escolha o que te agrade e evite se martirizar com a conquistas de outras pessoas, que às vezes só querem se mostrar superior. Se for preciso se afaste do que não te faz bem, amizades, cursos, namoro, a sua saúde mental não pode ser ferida por coisas que podem ser evitadas.
O sucesso não é como uma receita de bolo, ele é subjetivo e único para cada um, só você sabe o que é sucesso para si mesmo. As dúvidas vão surgir mas uma coisa é certa, a vida vai ficar mais leve.