E-books: já imaginou viver de seu propósito?

E-books: já imaginou viver de seu propósito?

Hoje vou trazer um conteúdo que poucas pessoas focam atenção. Dentro da Produção de Conteúdo temos a categoria de livros e e-books. Para quem gosta de ler e escrever existe um campo ilimitado para viver dessa arte. 

No entanto, muitas pessoas acreditam que não dá dinheiro. Então por medo, preferem seguir o caminho tradicional da maioria para garantir segurança da estabilidade. Consequentemente, deixam de lado seus sonhos e propósitos. 

No final das contas, notamos que volta e meia, nosso propósito tenta se manifestar de alguma maneira. Mesmo assim, a resistência insiste em negar. Até que depois de muitos anos, percebemos que não adiantou fugir da própria natureza. Quer explorar mais sobre essa ideia? Antes disso, confira os sinais que revelam sobre sua vocação.

5 sinais que indicam que você nasceu para escrever

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Às vezes, duvidamos dos próprios dons que recebemos naturalmente. Então, para te aproximar da sua vocação, faça o teste! Verifique quais desses sinais, você se identifica!

Sinal 1: infância

Na infância é muito comum que as crianças não tenham filtros. Logo, são guiadas por desejos sem resistência. Estão, nessa fase, elas manifestam a verdadeira essência. Razão essa que muitos especialistas tentam resgatar as memórias da infância para identificar a vocação e alinhar ao propósito. Com isso, é comum que as crianças já mostre forte interesse em escrever desde cedo. 

Dessa forma, logo que aprendem a escrever, expressam cada vez mais, o entusiasmo por essa habilidade. Por exemplo, sempre rabiscam palavras em papéis, lousa, areia etc. Inclusive, aprendem a ler com rapidez e acompanham bem a legenda de filmes ou letras de música com facilidade, por volta dos 6, 7 anos. 

Elas gostam de escrever, mesmo sem saber de fato. Algumas vezes, escrevem letras e sílabas soltas. Quando observamos essa frequência de envolvimento com uma atividade em relação às outras, enxergamos resultados com mais precisão.

Sinal 2: esquece do mundo

Quando escrever é a nossa vocação, esquecemos de todos os problemas, até de se alimentar. Parece que ganhamos um super foco e ficamos 100% imersos na escrita. 

Sinal 3: escreve sem pausa

Outra característica comum ocorre quando escrevemos sem pausa. Dedicamos esforços, mas não sacrifícios. Por exemplo, já passei a madrugada escrevendo livros, mas esse tempo nunca representou um sacrifício. Ao contrário, as ideias fluíam numa velocidade incomum. Em contrapartida, trabalhei com atividades que exigiam apenas 2 horas. No entanto, eram suficientes para me deixar num estado de exaustão completo. Se você também consegue se conectar nesse nível de imersão e velocidade, sem dúvida, é um grande sinal de que escrever representa uma vocação. 

Sinal 4: criatividade

A criatividade representa um outro sinal, pois escrever é uma verdadeira arte. Quando temos esse dom é natural que um turbilhão de ideias surjam na mente.

Sinal 5: gosta de ler

Um outro aspecto é o gosto pela leitura! Nem todo leitor voraz ama escrever, mas todo escritor apaixonado por essa atividade gosta de ler. Visto que a natureza dos conteúdos e o desejo de expressão estão diretamente ligados à bagagem de conhecimento ou experiência de vida. 

Se você tem forte identificação com esses sinais, provavelmente é um escritor(a) nato. Então, poderá planejar a confecção de seus materiais e viver da produção deles. 

E-books ou Livros impressos: qual é a melhor opção?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Os E-books são livros no formato digital e podemos acessá-los através do Kindle ou principais dispositivos eletrônicos. Já os livros são conteúdos impressos. 

E qual é a melhor opção para quem quer viver 100% dos próprios projetos de escrita? Veja a seguir o que se encaixa melhor para o seu momento!

Livros 

O livro é a forma tradicional de formatar um conteúdo de modo organizado. Para isso, após o término da escrita do livro, você tem 2 escolhas para publicá-los. A primeira delas é por meio de uma editora, a outra é sem intermediário. 

No caso da editora, o escritor envia apenas o conteúdo, aguarda a análise e em caso de aprovação, eles se responsabilizam pelo projeto completo. Isto é, fazem a parte da diagramação, arte da capa, revisão, impressão e divulgação. 

Se houver vendas, o escritor repassa uma comissão por cada livro. 

Entretanto, ao optar por formatar o livro e divulgar sozinho, arcará com todos os valores dos serviços. Ou seja, terá custos com diagramação, revisão, arte, impressão e divulgação. Para quem não tem experiência, o ideal é procurar uma editora ou uma agência de confiança com foco em tratar de toda essa parte. 

E-book

Já o E-book é uma versão digital do livro e os custos são menores, pois não há gastos com impressão. Para divulgar, o escritor conta com possibilidades de escolher plataformas de marketplace ou criar a própria estrutura para vender. 

De qualquer forma será necessário investir na contratação de serviços para diagramar, criar arte e um revisor. Depois, basta prosseguir com a distribuição online. Esse modelo de livro é ideal para quem está no começo, pois os gastos são menores, o retorno é maior, a porcentagem de pagamento das plataformas são pequenas e o preço final para o consumidor sai muito barato. Não há necessidade de estoque, nem dependência de uma editora.

Em suma, existe um caminho a trilhar que promove satisfação para todos os envolvidos. Seja para o escritor que ama essa arte ou para os leitores que podem desfrutar da sua escrita.

E depois? A dúvida sobre como divulgar e vender representa outro desafio a cumprir.

Se esse caminho que apresentei te interessou, curta ou deixe seu comentário! Dessa forma, posso trazer mais informações sobre esse tema.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Yuri Kin

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos